bacalhau a Califórnia

bacalao_california_1S.jpg
O bacalhau é canadense, que foi desalgado de molho na água com duas trocas por 24 horas, depois cozido no leite. O resto são os ingredientes básicos de uma bacalhoada, com o detalhe significante de ser tudo californiano—local e orgânico. As batatas novas, daquelas com a casca finíssima quase um papel de seda e as echalotas [shallots] compradas no Farmers Market de um fazendeiro da região. As azeitonas verdes vieram de Sonoma e o azeite maravilhoso veio de Corning, no Tehama county. As batatas foram pré-cozidas e para montar a bacalhoada foi só regar o fundo de um refratário com azeite, deitar uma camada de batata cozida cortada em rodelas, outra camada do bacalhau em pedaços grandes, uma camada das echalotas cortadas em fatias finas, muitas azeitonas, outra camada de batata, regar com bastante azeite e colocar em forno médio por uns 20 minutos.

7 comentários sobre “bacalhau a Califórnia”

  1. Eu como pouco bacalhau, porque em minha casa não é um hábito compra-lo na despesa mensal e meu orçamento corre das comprinhas fracionadas, mas vendo esse seu toda minha vontade acumulada veio a tona.Pude até sentir o cheirinho de peixe lindamente banhado no azeite.Nhanham.Coisa mais boa bacalhau e ainda por cima inventaram de casa-lo com azeite.Eita casamento mais acertado!

  2. Levei um susto com o título do post. É que por aqui (Joinville, SC, Brasil) tudo que tem califórnia no nome leva frutas em calda, aquelas da lata mesmo. Mas durou apenas alguns segundos. E a tua ‘bacalhoada a califórnia’ parece uma delícia mesmo.
    R: Simone, eu pensei nisso tambem qdo coloquei esse titulo–por que cargas dagua tudo que tem fruta acompanhando recebe o nome de “tal prato a California”?? 🙂 beijo, Fer

Deixe a sua pitada: