torta de figo com mascarpone

figo_mascarpone_3S.jpg figo_mascarpone_1S.jpg
figo_mascarpone_2S.jpg

Essa torta era prioridade na minha lista de receitas para fazer. Aproveitei o final de semana, que é quando tenho mais tempo para me atrever em performances mais elaboradas e mandei bala. Fui até a árvore de ninguém buscar os figos, pois queria fazer exatamente como a querida Pipoka fez, com os figos verdes.

Para a massa:
1 e 1/2 xícara de de farinha de trigo
1/2 xícara de cornmeal
1 colher de sopa de açúcar
¼ colher de chá de sal
½ xícara – 113g de manteiga sem sal, cortada em cubos
1 ½ colher de sopa de alecrim fresco [*usei o seco]
4 a 5 colheres de sopa de água gelada
Para o recheio:
Figos frescos a vontade cortados em rodelas
½ xícara de sour cream
1 xícara – 225 gr de queijo mascarpone
¼ xícara de açúcar
1 ½ colher de chá de raspas de limão

No processador pulsar a farinha, o cornmeal, o açúcar, o alecrim e o sal. Juntar a manteiga e pulsar até a mistura ficar granulada. Colocar 4 colheres de sopa de água gelada e continuar pulsando até formar uma massa consistente. Se precisar, colocar mais um pouquinho de água, até a massa dar liga.

Colocar a massa numa forma de torta com fundo removível pressionando com os dedos . Gelar por 30 minutos. Assar em forno pré-aquecido a 400ºF / 200ºC por 20 ou 30 minutos. Remover do forno e deixar esfriar completamente.

Para o recheio misture bem todos os ingredientes numa tigela. Colocar o recheio na forma quando a massa estiver totalmente fria e arranjar os figos por cima.
Nota: esta torta fica bem melhor quando feita com antecedência. Um dia antes faça a massa e o recheio e guarde tudo na geladeira. Monte 1 ou 2 horas antes de servir. Mantenha a torta na geladeira.

13 comentários sobre “torta de figo com mascarpone”

  1. Que alegria ver aqui a receita da querida Pipoka.
    Essa tb está na minha lista, pois fiquei fascinada com a massa.
    Ainda este fim de semana corri tudo (em companhia de boas amigas) à procura de uma forma de tarte rectangular. Agore olho para a foto e vejo a tarte tal qual a imaginei, que linda!
    Beijo grande

  2. Ah, Sô Dona Pipoka e Dona Fejoca não falham! Só tenho ouvido maravilhas desta tarte, estou capaz de me render aos figos verdes. 😉
    Os figos são bonitos, bonitos e a forma é adoravelmente gorgeous!
    Bj grande

  3. Adorei seu blog! Suas fotos sao lindas e a comida me da muita fome!! E uma tortura, porque cozinho muito mal e usa ingredientes que nao tem aqui no Brasil.
    Beijos da Rio Gringa!
    riogringa.com

  4. Linda,
    Ficou linda a tarte (a sua árvore de ninguém dá uns figos gorduchos e lindões, já a minha é mais low profile). Espero que tenha gostado (comeu essa toda sozinha ou dividiu com alguém?)
    Vc é que é uma querida… minha musa inspiradora (hehehe)!
    beijo enorme
    P.S. – gostei da dica da comentadora anterior de pincelar com redução do vinho do Porto…anotei.

Deixe a sua pitada: