jantamos bem tarde

jantamos_tarde_1S.jpg
Foi realmente bom ter novamente companhia para o jantar, depois de tantos dias sozinha. Voltar foi uma maratona pra ele, que ficou praticamente dois dias em trânsito, contando com o as dificuldades normais de voar nos dias de hoje, e ainda fazer isso num final de semana, completando com a passagem de um furacão e terminando com essa lonjura onde vivemos. Mas finalmente ele colocou as malas no corredor e fomos jantar juntos no quintal, num entardecer agradável de final de verão. Ficamos conversando, comendo sobremesa e olhando fotos até a noite escura chegar e o frio nos empurrar pra dentro de casa. No menu do jantar uma substanciosa sopa de lentilhas [espanholas, por pura coincidência], salada de tomates cereja com majericão fresco, azeitonas verdes temperadas com um molho picante de laranja vermelha e torradinhas de pão francês que comemos com manteiga. Pra beber, água.
sopa de lentilhas com abóbora
Numa panela, refogue tiras de um bom bacon* cortadas em cubinhos [*eu uso os produtos de super qualidade do Niman Ranch, onde os animais são criados e abatidos com humanidade] Quando o bacon estiver fritinho, junte dois dentes de alho picados e refogue por uns minutos. Junte a lentilha lavada e escorrida. Eu usei a variedade Spanish Pardina, que cozinha rapidinho, ótima para fazer sopa. Refogue a lentilha um minutinho e junte cubinhos de abóbora assados. Eu asso a abóbora com antecedência e guardo na geladeira. Junte um litro de caldo de legumes, baixe o fogo e com a panela semi-tampada, cozinhe até a lentilha ficar molinha. Adicione sal e pimenta do reino moída a gosto, junte um punhado de orégano fresco ou outra ervinha fresca disponível e sirva.

14 thoughts on “jantamos bem tarde”

  1. Querida Fer, faco minhas as palavras da Ana ..que delicia!! Pena nao ter abobora em casa, senao faria hoje a noite mesmo..Achei super interessante colocar abobora na sopa..yum!!
    Beijos
    bri

  2. Adoro sopa de lentilhas!! (minus o bacon! hehe!)
    Voce coloca os pedacinhos de aboboras ja assadas, q interessante, e elas nao desmancham equanto a ervilha cozinha Fer?
    Vou fazer sua sopa, so pode ficar deliciosa pois lentilhas e abobora sao duas coisas q eu amo!
    Beijao!
    Ana

  3. Fer, a última sopa de ervilhas(vermelhas) que fiz coloquei junto suco de uma laranja orgânica e as raspas desta laranja,ficou muito bom,agora não lembro mais o que ia além disso ,esta mania de não repetir receitas e querer sempre novidades, beijo!

Deixe a sua pitada: