frango com azeitonas

frango_azeitonas_1S.jpg

frango_azeitonas_2S.jpg

Eu estava com uma idéia fixa de usar umas azeitonas verdes provençais bem pequenas, numa receita com frango. Nem fui procurar nada, fiz da minha cabeça mesmo. Ficou surpreendentemente ótimo!

Um filé de frango caipira cortado em tiras
1/4 de cebola cortada em tiras
Azeite
Um punhado de azeitonas verdes
1/2 xícara de vinho branco
1/4 xícara de água ou caldo de galinha
Estragão seco e sal a gosto

Refogue as tiras de cebola num pouco de azeite. Quando as cebolas estiverem molinhas, adicione o frango e refogue até dourar. Junte as azeitonas e refogue por um minuto. Junte o vinho branco e a água [ou caldo, se preferir]. Acrescente o estragão seco e o sal, baixe o fogo, tampe a panela e deixe cozinhar até o caldo engrossar.

Eu servi esse frango com azeitonas sobre um couscous básico—colocar 1 xícara de couscous salpicado com sal a gosto e um fio de azeite numa vasilha com tampa, juntar 1 1/2 xicara de água fervendo. Tampar e deixar descansar por uns 5, 10 minutos, afofar com um garfo e servir.

4 comentários sobre “frango com azeitonas”

  1. Nooosssaa, Fer, babei aqui!! As cebolas e o frango ficaram com uma cor espetacular. As cebolas até parecem estar carameladas!!! Vou agorinha copiar a receita e com certeza farei na primeira oportunidade. Com couscous, então! Affe, que coisa dos deuses!
    beijão procê,

  2. Sabe que também já ando para fazer frango com azeitonas à uns tempos? Vi uma vez uma receita no Laranja com Canela, acho que levava também pimentos e as azeitonas eram pretas. Às vezes lembro-me e depois na hora de fazer, não tenho as azeitonas… 😛 Parece-me uma combinação muito boa e as cores deste seu prato estão mesmo a pedir um pão para esse molhinho! Eu A-D-O-R-O azeitonas. E sabia que o meu gato também? ahahahah Quando a minha mae comprava, cheirava-lhe logo e ele não descansava enquanto a minha mãe lhe desse um bocadinho de uma. São uns peluches! :o)
    Beijooo

Deixe a sua pitada: