caprese no pão

Eu nunca iria conseguir achar as palavras certas para agradecer à pessoa que inventou a pizza. O que seria dos meus sábados, durante todos os anos da minha vida, caprese_no_pao sem aquela massa deliciosa lambuzada com molho de tomate, coberta com muito queijo mussarela e assada primorosamente na alternância entre a crocância e o derretimento perfeitos?

Outra invenção memorável e certamente merecedora de agradecimentos efusivos é a salada caprese. Tomate, mussarela, manjericão, azeite. Posso comer esse prato o verão inteiro, enquanto os tomates durarem, sem enjoar. E eu nunca esqueço do pão, que precisa ser usado para sorver e aproveitar todo o caldinho dos tomates, misturado ao azeite. A idéia de juntar tudo numa coisa só e fazer uma caprese no pão me conquistou imediatamente. Melhor que essa salada entre duas fatias de pão, só mesmo uma bela pizza!

  • Uma fatia grossa de um pão bem fresquinho
  • Tomates orgânicos maduríssimos cortados em fatias
  • Muitas folhas de manjericão fresco
  • Fatias da melhor mussarela de búfala que seu dinheiro puder comprar
  • Um bom azeite de oliva
  • Sal a gosto, se quiser

Monte o sanduba com as fatias de tomate salpicadas com sal, se quiser, as fatias de mussarela, as folhas de manjericão e regue tudo com um fio de azeite. Eu devorei dois deles, sozinha. E para beber abri um vinho tinto italiano que estava dando sopa na minha pequena adega.

18 thoughts on “caprese no pão”

  1. Eu faco sempre sanduiches desse tipo. A unica diferenca eh que preparo o pao a moda catalana: tosto um pouco, esfrego dente de alho, corto um tomate bem maduro ao meio e esfrego ele na parte de dentro da fatia de pao ateh molhar bem, coloco um pouco de azeite, o queijo e o manjericao. Fica muito bom!

  2. Como dizem: “Meos é sempre mais”….e tá ai uma salada, simples, delicada porém divina..os ingredientes estão numa harmonia perfeita!!….gosto tb de pegar esses ingrediente colocar no pão folha e dá uma gratinada na frigideira mesmo….humm uma delicia!!!

  3. Fer, essa eu já faço de vez em quando, mas quando não teno muzzarela de bufala na geladeira, vai com a comum mesmo. o resultado é menos espetacurar, mas muito bom ainda!
    Estou com planos para San Francisco em novembro (olha que congresso legal: (http://www.westonaprice.org/conference/2008/index.html)
    Quem sabe nesse meio tempo, ou na semana seguinte em que pretndo ficar por aí, não conseguimos nos encontrar?!?
    Um beijo!

  4. E meu manjericão todo “cheio” na sacada!
    Também vou querer dessa delícia…
    E esse blog tem as fotos mais lindas que já vi. Dá uma vontade de tudo!
    Beijo.
    🙂

  5. Você sabe que sou suspeita para falar de qualquer massa com glúten, especialmente pão, que prefiro às pizzas. Aliás, a pizza da minha mãe sempre foi retangular e nunca redonda. E era uma delícia (nunca mais fez).
    beijos,
    N

  6. Linda foto (a do post anterior também e a do outro e a do outro……), como sempre.
    Também adoro seja a pizza, seja a salada caprese. Da próxima vez que eu for à pizzeria, vou fazer uma foto e mandar para você. As pizzas costumam ser enormes e individuais. Olhando a gente pensa que não vai conseguir comer tudo, mas é um engano, pois a massa levíssima não dá aquela idéia de “excesso de satisfação” depois.
    Um beijo

Deixe a sua pitada: