butternut squash gnocchi

nhocao_abobora_S.jpg
Na cartinha do final do verão já fomos avisados que por uma eventualidade agrícola estaríamos lidando com uma avalanche de abóboras neste outono. O pessoal da fazenda aconselhou que nos preparássemos bem para enfrentar essa súbita invasão cor de laranja, com muitas receitas criativas porque abóboras abundariam dali pra frente. Dito e feito. Já tenho uma coleção de variedades de abóboras na minha cozinha, com diferentes cores, formatos e sabores. E agora? Perguntam vocês. Já estou me virando. Respondo eu.
A revista SUNSET trouxe, na edição de outubro, uma seção de receitas com abóbora. Acho que vou testar algumas delas. A primeira foi essa, de gnocchi servido com manteiga e queijo. Ficou bem interessante. As sobras eu servi no dia seguinte com um molho simples de tomate caseiro. Também ficou muito bom.
2 xícaras de abóbora cozida, sem casca e sem sementes
3 a 3 1/2 xícaras de farinha de trigo
1/2 colher de chá de sal
1/4 colher chá de noz moscada ralada na hora
1/4 colher chá de pimenta do reino branca moída na hora
3 colheres de sopa de manteiga derretida
1/2 xícara de queijo parmesão ralado—ou pecorino ou asiago
Pimenta moída a gosto
Misture a abóbora com sal, noz moscada e pimenta. Vá acrescentando a farinha até dar o ponto. Enfarinhe bem uma superfície plana e sove a massa umas dez ou doze vezes. Faça rolinhos compridos e corte em pedacinhos com uma faca. Mantenha enfarinhados.
Numa panela com bastante água salgada fervendo, cozinhe os gnocchis por 3 minutos ou até eles subirem à superfície. Remova com uma escumadeira e reserve. Tempere os gnocchis com a manteiga derretida, o queijo ralado e com mais pimenta moída a gosto. Sirva imediatamente.

9 comentários sobre “butternut squash gnocchi”

  1. Olá,acabei de tentar fazer o gnochi e estou arrasada,ficou péssimo,pesado,parecia uma cola.Com certeza foi por causa da farinha mas fui colocando até dar liga,até conseguir fazer rolinho e cortar.
    E foi-se embora 1 kg de abóbora…que pena.
    R: poxa… que pena mesmo… 🙁

  2. Fernanda eu adoro nhoque de abóbora! mas a farinha deve entrar em pequena quantidade, apenas para ajudar a dar liga. Experimente essa receita:
    1 kg abobora
    90 a 100 gramas de farinha
    1 ovo
    125 gramas de ricota
    50 gramas de parmesão
    noz-moscada
    sal e pimenta-do-reino moída na hora
    Cozinhe as abóboras no forno por 1 hora a 180ºC ou até que fique macia(deixe secar bem). Descasque e amasse bem, incorpore a ricota, o parmesão e a farinha peneirada aos poucos. Depois as gemas o sal e a pimenta, por final incorpore as claras batidas em neve. se estiver muito mole incorpore mais queijo parmesão.
    Eles são mais chatos de fazer porque temos que molda-los com duas colheres em forma de quenelle, mas ficam muito saborosos.
    também gosto de perfumar a manteiga com sálvia, e pra não desperdiçar nada, torro as sementes de abóbora depois as quebro e sirvo por cima do nhoque.
    Eu fiz esse nhoque no último domingo mas serví com um sugo picante com camarões, foi um sucesso.
    bjs
    R: André, muito obrigada pela receita e dicas! No domingo eu tinha conversado com um senhor italiano, especialista em gnocchi, e ele frisou a importancia de usar pouquissima farinha para fazer essa massa. Entao pensei que essa receita aqui nao esta muito autentica, porque vai muita farinha–e eu achei que ficou um tantinho pesado, mas… beijo, Fer

  3. Olá Fer,
    gostei dessa sugestão. Como gosto de quase tudo o que tem abóbora, mas tenho uma dúvida: nós em Portugal não comemos gnochi e gostaria de saber como vocês o comem? Como acompanhamento?
    Beijinhos.
    Susana
    PS: Espero que o e-mail já dê. Se não der, responde por aqui que eu venho cá ver.

  4. Fer, estava pensando em nhoque de abobora essa semana mesmo!
    Aqui tbem ja chegou o fall e as maravilhosas aboboras estao comecando a aparecer cada vez mais. O q me deixa mais do q feliz pois eu AMO aboboras e tudo q eh feito com elas!
    Ja fiz roasted butternut squash esses dias, ai como eh bom, nao?!
    Sabe q ano passado fiz um nhoque de abobora (usando pure de butternut e abobora) e eu amei! Eu tentei com dois tipos de molho, um so com manteiga e sage, q ficou gostosinho, e outro com um molho feito de evaporated milk e queijo parmesao, que ficou di-vi-no!! Meu marido e meu filho gostaram tbem mas eu amei o nhoque com aquele molho cremosinho, ficou muito bom, e so de ver abobora ja estava pesnado em fazer novamente. Agora q vi o seu entao as lombrigas se empolgaram ainda mais!!
    Beijao p/ vc, aproveite suas aboboras!! (de uma olhada no “vegan pumpkin muffins” no indice do meu blog, sao os nossos muffins preferidos, quem sabe vc gosta tbem! Eles congelam muito bem… apesar q aqui em casa nao duram muito nao! hehe!)
    Ana

Deixe a sua pitada: