banana da terra frita

banana_frita_1S.jpg

A variedade de frutas nestas terras californianas certamente não incluí as tropicais. No caso da banana, estamos mais ou menos limitados à nanica—que eu tenho o cuidado de comprar fair trade, já que não posso comprar local. Acha-se a banana maçã, que eu já desisti de comprar, porque pra mim não tem gosto nenhum da banana maçã que eu conheço. E acha-se também a banana da terra, conhecida aqui como plantain. Não sei se elas são a mesma coisa, mas o sabor é bem parecido. Só que as plantains chegam aqui vindas sei lá de onde e normalmente estão verdes. Eu sei que há maneiras de se preparar essa banana verde, mas essas não são o meu objetivo. Quero a banana madura, no ponto ideal para se comer crua se quiser. Mas isso é quase uma missão impossível. As plantains geralmente estão muito verdes ou extremamente maduras. Quando eu dou de cara com uma banana no ponto [quase] ideal, dou pulos de alegria. Essas não estavam perfeitas, mas deu pra fazer frita, do jeito que eu gosto. Cortei em rodelas e fritei dos dois lados na manteiga. Na hora de servir, salpiquei com flor de sal.

Banana é uma das minhas frutas favoritas. E eu tento comer uma por dia. E adoro banana frita e banana flambada, que eu faço com a banana nanica mesmo. Êta coisa boa!

14 comentários sobre “banana da terra frita”

  1. oioi Fer,
    Uma das minhas maneiras favoritas de comer banana-da-terra é típica de minha terra: cozida, bem quente, com um bom pedaço de manteiga derretendo por cima… aaaaaaaaaafe!

  2. Tambem adoro banana. No Brasil a minha favorita era a prata. Hum, que saudades! Por aqui me limito a comprar a “nanica”, mas que nem sempre esta boa para comer. Uma pena…
    Um dia desses fritei uma que estava para ir para o lixo com um pouco de dark brown molasses e salpiquei canela no final – “os tar dos desejo, ara so!”
    Beijos!

  3. Engraçado Fer!!!Esses dias a blogosfera está sintonizada na banana.Postei tb um bolinho caramelado de banana esses dias atrás e alguns blogs que visito estão embananados tb.Que delícia!!

  4. Aqui em Angola também se chamam banana-pão. Aliás, acho que as que temos em Portugal são importadas algures do Brasil ou de outro país produtor. Por cá, costumo comer esta banana cozida, junto com mandioca e batata-doce e peixe grelhado (o prato chama-se mufete) ou então, também vejo grelharem na brasa. Por acaso nunca comi frita. Vou ter de comprar para experimentar! Óptima ideia, Fer! :o)
    O que eu já comi cá e que também deve ser comum no Brasil, é mandioca frita…nhami!
    Beijinhos

  5. Fer, nos aqui em casa tbem adoramos as bananas da terra igualzinha q vc fez, fritinhas com salzinho por cima. Eu quando estou fritando elas na manteiga adiciono uma pitada de acucar, ajuda a caramelizar e cria um contraste de doce/salgado (junto com o sal) que fica muuito bom!
    A gente devora quantas bananas eu fizer, eh muito gostoso isso mesmo!
    Beijao!
    Ana

  6. Por aqui (Portugal) se for a mesma banana que penso chama-se banana-pão, aparece sempre muito verde ou então fica no supermercado muito tempo e depois está muito madura. Gosto dela frita, mas não pode estar madura pois senão fica ensopada de óleo. publiquei essa banana frita e espalmada aqui.

  7. A quantidade enorme de bananas que há no Brasil (e outros paises tropicais) deixam-me fascinada.
    A nossa unica banana nacional é a da Madeira, pequenina, macia e doce.
    Beijo e bom fim de semana

  8. Se a bana que você está falando é a banana da terra mesmo, não dá para comer crua, mesmo madura, pois é muito dura.
    Na minha casa comemos essa banana feita na chapa, com quase nada de azeite. Corte em lâminas finas (não transparentes como carpacio, finas apenas) e coloque na chapa já bem quente. Quando dourar de uma lado, vire. Não precisa de tempero nenhum.
    São deliciosas, ficam macias por dentro e com uma casquinha crocante.Perfeitas para acompanhar um belo prato de arroz, feijão, bife e salada ou como aperetivo.
    Na minha família, que é do litoral do Paraná, comemos junto com o prato típico da região, o barreado, uma espécie de pirão feito com carne cozida desfiada.

  9. Você tocou num ponto fraco meu. Adoro banana frita. Outro dia fiz um monte, com açúcar e canela, pra recordar uma das sobremesas tradicionais de nossa família. Calórica, simples, mas… uma delícia. Claro que fotografei e farei um post em breve, pra falar dessas boas recordações. Bjs.

Deixe a sua pitada: