ôpa, que susto!

lagartao_verde_2S.jpg
Estava na horta tentando arrumar alguns galhos dos tomateiros que crescem selvagem e enlouquecidamente quando dei de cara com esse baita lagartão verde! A lente macro pegou todos os micro detalhes horrorendos desse bicho, cujo nome cientifico é Manduca quinquemaculata, mas é conhecido vulgarmente como Hornworms. Eu saí correndo, deixei o bicho lá no galho, mas vou ter que monitorar pra ver se ele não vai fazer nenhum estrago, pois esse tipo de lagarta come os tomates—uma coisa impressionante, ainda mais que nem consegui identificar qual é o lado da boca e se ela tem dentes. S u p e r f r e a k !

19 comentários sobre “ôpa, que susto!”

  1. Fer, tá vendo que sua lagarta tem um rabinho vermelhinho (direita)? Então a boca é do outro lado! hahahaha Linda espécie! Estou com um casulo de borboleta (bem grande por sinal) numa planta bem na frente da minha janela. Não vejo a hora de ver o que sairá dali de dentro!

  2. É difícil de acreditar mas meu filho de 7 anos encontrou uma e gostou do bicho. Agora tenho que conviver com uma bicha dessas dentro de casa. Na foto ela muito mais simpática do que pessoalmente. Esse bicho é terrivelmente medonho.

  3. Fer, tenho andado triste com as minhas aromáticas. Tenho todas num canteiro só e desde a semana passada reparei que a cidreira, a hortelã e o manjericão estão todos roídos. Está tudo esburacado. Pensei logo em lagarta e creio que é mesmo, pois deixa um rasto de pózinhos negros na folhagem. O problema é que não sei o que fazer e não consigo achar o raio da lagarta. Já que és expert nessas coisinhas não sabes o que eu posso fazer para salvar as minhas queridas aromáticas?
    Disseram-me para comprar uma cola própria e colocar num cartão e deixar lá no canteiro para ver se o bicho pega e eu consigo apanhá-la. Estou assim… desmoralizada e triste 🙁

  4. Sempre que posso visito seu blog. Adoro cozinhar e sempre aprendo algo legal nesse canto especial…
    Lindo “lagartão”!
    Ah! Nesses bichos fofézimos, a boca fica sempre do lado em que ela tem uns 3 pares de pézinhos finos – que são a parte que trará uma grandiosa butterfly!
    Beijukka!

  5. Ola!
    Duro ver alguma coisa se movendo no meio daquilo que a gente vai comer…
    Mas pobre animal. Para nos presentear com a sua beleza, enquanto larva deve comer alguma coisa.
    E isto sò mostra que a plantinha é sana e que se ela come, vc tb pode comer.
    Melhor que pagar um provador, coisa usual na idade média.Hihihi.
    Bjs|

  6. Fer:
    Pense bem, porque se vc sumir com ela, pode nos privar de lindas fotos de borboletas logo mais.
    Se ela está sozinha (pouco provável pois vivem em turminhas) mas se seus pés de tomate estão produzindo a contento, pague pra ver (e veja, bobona, não corra)e deixe a natureza fazer a seleção natural…
    Beijos (estou rindo muito de você correndo)

  7. Muito diferente das que tenho visto. Tenho uma
    ‘criação’ de lagartas que habitam minhas helicônias e que ‘bordam’ as folhas fazendo furinhos! Achei bonita essa aí!
    bj

  8. Fer: these hornworms are serious pests, DON’T LEAVE IT ON THE TOMATOES! It will eat them all up! If you need me to come over and pick it off, I will. (I usually throw them on the roof for the birds.)

  9. Eu vou lendo as suas actualizações através do google reader, mas acabo sempre vindo aqui para ver as fotos, pois o meu reader nunca vê as suas fotos não sei lá porquê. Estava eu lendo o seu post e imaginei um verdadeiro lagarto enorme e bem feioso e quando chego aqui vejo uma lagartinha toda “empiriquitada” parece que vai para um baile de gala. Chorei de tanto rir. A lagartinha é bonita e se chegar a virar borboleta deve ser daquelas bem lindas. Bjs

  10. Wow! Que coisa assustadora mas, ao mesmo tempo tão “bonita”. Nunca vi nada igual! Acho que, mesmo para lagartos a sua horta tem estilo! Por aqui nunca apareceu lagarto tão chiquetoso! eheheh Olhando à primeira vista, os pontinhos vermelhos parecem olhos e o lado esquerdo parecem dentes enormes!!! eheheh
    Beijos

Deixe a sua pitada: