making ravioli

ravioli
ravioli" ravioli
ravioli ravioli
ravioli ravioli
ravioli ravioli
ravioli

É praticamente uma vergonha que eu, neta de italianos, passei minha vida inteira vendo minha mãe fazer todo tipo de pasta em casa e nunca tenha feito raviolis. Mas minha amiga Alison mudou o destino da minha história, iluminando o meu caminho com um convite para fazermos raviolis juntas. Foi uma experiência enriquecedora, que eu quero com certeza repetir em casa. Fizemos um ajuntamento de idéias, ingredientes e habilidades. Eu fiz um recheio de nozes e ricota, a Alison fez outro recheio de abóbora assada e também fez a massa, com ovos das galinhas da Mary, a vizinha que também participou do evento. Os ovos fizeram toda a diferença. Nós passamos a massa na máquina numa ação conjunta, se revezando na manivela. A Alison colocou o recheio caprichadamente sobre as tiras de massa e nós nos revezamos mais uma vez no corte dos raviolis. A Mary produziu os quadradinhos mais perfeitos. Fizemos primeiro o com recheio de nozes e ricota, que foi o nosso jantar. A Alison preparou um molho rápido com azeite, alho e manjericão colhido na hora na imensa horta que ela mantém. Quando sentamos para comer, acompanhadas também da Theresa e do Allan, só ouviam-se os murmuros—hmmhmmm!
Eu levei um melão e a Mary levou blueberries e uma melancia. Ela pegou umas nectarinas na árvore carregada de frutos em frente da casa e fez, vapt-vupt, uma salada de frutas perfeita. O melão se sobressaiu, pois tive a sorte de receber um verdadeiro pingo de mel nesta semana na cesta orgânica.
Eu fui embora, já atacada pela exaustão, antes da finalização dos raviolis recheados com a abóbora assada. A Alison usou uma butternut squash da horta dela, que ela assou no forno solar. O aroma dessa abóbora assada estava impressionante. Fiquei triste de ter perdido a segunda rodada.
Meu recheio de nozes com ricota foi simplérrimo de fazer. Preparei na noite anterior, colocando no processador:
1 1/2 xícara de nozes tostadas na frigideira
1 xícara de ricota
Um punhado de salsinha
Sal marinho a gosto
Bater tudo e guardar na geladeira. Fica um recheio bem pedaçudo, com o sabor dominante e extraordinário das nozes.

19 comentários sobre “making ravioli”

  1. Olá! é de comer com os olhos essas fotos de todo o processo do seu ravioli…que sem dúvidas devem ter ficado uma maravilha..tudo fresco da hora e sem conservantes…é a grande pedida de hoje em dia…
    Preciso de uma grande ajuda,tenho que fazer conchiglione caseiro dar o formato das conchas e secar…para atender a uns pedidos….será que vc sabe ou conhece alguém que produza conchiglione de maneira artesanal?
    Agradeço muito o espaço e muito sucesso pra você! bjs!

  2. Comecei a fazer umas massas caseiras e hoje comprei uma forma de raviole, mas gostei do tamanho dos seus, visto que a forma é pequena e pega pouco recheio.
    Se alguem quiser a receita que faço pode me enviar email, laurenilda@vouencontrar.com a minha massa é temperada e foi aprovada pela familia e pelos clientes.
    Um abraçãooooooooooooo

  3. Oi, Fer
    I am a little late for this train, mas queria dizer que amei as fotos do seu ravioli
    Pelas fotos, vi que cometo um pecado capital quando fao os meus: pouco recheio…. sempre achei que nao dava para colocar mais do que uma teaspoon, vira um raviolao com recheio mirradinho no centro.
    vou tentar ser mais ousada na proxima vez!
    beijos

  4. Oi Fer parabéns por ter resgatado essa parte da sua origem italiana.
    A aparencia está ótima e até eu deste lado quando vi as fotos soltei um hmmhmmm bem alto hehehe
    As fotos nem se fala, um show!!
    bjks

  5. Fer, herdei a máquina de massa que foi da minha vó e foi uma verdadeira briga na família pois todos queriam mas ela disse que era minha, lamento!! Unfortunately, não tenho receita de massa… Vc tem uma boa? Beijocas e bom final de semana. Karla
    R: Karla, a receita da minha mae para massa de macarrao eh para cada pessoa 100g de farinha de trigo e um ovo caipira. Mistura tudo, sova bem e passa na maquina. A primeira vez, passe varias vezes pelo numero um, depois vai aumentando. Ate o numero cinco dah uma massa muito boa para ser recheada. Boa sorte! Beijo, Fer

  6. Oi Fer…
    Tudo bem com vc?
    Bela massa…imagino o sabor…chamei minha mãe para ver, pois faz um tempão que estou tentando convence-la a fazer uma massa, mas até agora nada…quem sabe depois de suas lindas fotos ela se anima…
    Bjão.

  7. Sabe que não me animo em fazer massa em casa, mesmo tendo “herdado” uma máquina moderna e novinha ainda não me aventurei, quem sabe vou me animando. O recheio que você preparou eu adoro, faço com conchigliones, muito bom.
    Bjs!

  8. Oi, Fernanda! Massa caseira é irresistível!! Junto com um molho fresquinho como esse e com recheios tão saborosos, ai, ai… Eu teria ficado com certeza para a segunda rodada!
    Eu vez ou outra faço ravioli. Tenho aquela bandejinha italiana para formatar, mas a massa eu abro no rolo mesmo, pois ainda tenho que comprar uma máquina pra isso (alguma sugestão de marca?). Queria uma dessas de manivela; acho um charme.
    Agora, gostoso mesmo é cozinhar ao lado de pessoas interessantes, principalmente algo assim, como uma massa caseira. Comida e cozinha são coisas a serem repartidas, não?!
    Beijo grande,
    Renata.

  9. Tenho uma maquineta fantástica que se enrosca na KitchenAid, para fazer ravioli. Parece mágico. Botamos o recheio em uma só vez na massa e a máquina corta o ravioli e tudo!
    Fantásticos, os seus, Fer, realmente.
    Beijão.

  10. Que coisa boa, um encontro para cozinhar em conjunto! Acho que por cá eu não teria muita companhia, não há ninguém que more perto que alinhasse num plano desses. Eu ia adorar!
    Nunca fiz pasta em casa, mas ando doida para experimentar. Mais um acessório que quero comprar para a KA, além da sorveteira… Acho que só vou conseguir fazer isso também para o ano! Enfim…
    Os raviolis parecem deliciosos e a ideia desse recheio de nozes, só com o azeite, alho e manjericão por cima, já me deu fome!
    Beijo *

  11. Fer, este post é praticamente uma aula passo-a-passo do “faça o seu macarrão”. E cá pra nós, fazer a sua própria pasta é bom demais !
    Agora, do jeito que a coisa anda, você vai montar rapidinho uma sorveteria por aí !
    E parabéns ( mais uma vez) pelas fotos !

Deixe a sua pitada: