tomate heirloom

heirloom_tomatos_1S.jpg
Os tomates heirloom são uma categoria especial de tomates e ganham essa denominação por serem tomates que têm uma tradição. Os heirloom são frutos naturais e especiais pois nunca foram manipulados pelo homem. Eles têm polinação natural, através do vento, dos pássaros ou da replantagem das suas próprias sementes. Diferentes dos hibridos, que foram engendrados para serem uniformes, terem o mesmo aspecto e, sobretudo, serem mais resistentes às pestes, os heirloom são espíritos livres, tomates hippies dançando descalços ao som dos tambores sobre a luz da lua. Eles nascem, crescem sem compromisso e não têm nenhuma preocupação estética de agradar, mas mesmo assim eles viram tomates lindos, justamente por não serem tomates massificados, um igual ao outro. Eles podem ficar enormes e às vezes se apresentar em formatos deveras interessantes. Os heirloom são muito comuns por aqui, eu mesma planto deles na minha horta. Os tomates gigantes que as ratazanas devoraram num verão no passado eram heirloom. Eu muitas vezes compro os tomates heirloom só por causa das suas cores e formas. Mas eles ainda têm outra vantagem sobre os tomates hibridos: são doces, suculentos, deliciosos, imbatíveis em sabor e textura. Alguns heirloom que já abafaram na passarela do Chucrute foram os rajados e os pitangas e os zebra.

4 thoughts on “tomate heirloom”

  1. Olá Fer,
    Os meus sogros também plantam tomates desses lá na aldeia. Tem razão: são deliciosos!! E mesmo as suas formas irregulares são um regalo para a vista.

  2. Fer:
    Quando penso que verei fotos lindas e descrições memoráveis em seu blog, ainda aprendo cada coisa…..acessei todos os links que colocou no blog…e não imaginava o que era esse tal de heirloommmmmmm…Muito legal aprender.

  3. Em PT, Fer, existe uma variedade de tomates, muito semelhante a esta. Chamam-lhe os “coração de boi”. Também têm formatos menos standard do que os tomates “normais”. São regra geral grandalhões e com um sabor inconfundível. Olhando para esta foto parece que olho para esses “coração de boi”.
    Beijos

Deixe a sua pitada: