Crisp de nectarina

crumble_nectarina_2S.jpg
crumble_nectarina_3S.jpg
Essa receita saiu do livro Chez Panisse Café Cookbook da Alice Waters e fez parte do Menu Califórnia que foi montado a pedido do Eduardo, para ser degustado pela sua simpática confraria. Ele era originalmente um crisp de pêras, mas como no final da receita a Alice sugere que essa sobremesa pode ser feita com outras frutas, resolvi testar com o resto das nectarinas do meu quintal que sobreviveram às doações e congelamentos. Ficou excelente.
Crisp de nectarina
[serve de 4 a 6 pessoas]
Cobertura
1/2 xícara de nozes ou amêndoas *usei amêndoas
1 xícara de farinha de trigo
3 colheres de sopa de açúcar mascavo
2 colheres de sopa de açúcar branco
1/8 colher de chá de canela em pó
Uma pitada de sal
6 colheres de sopa de manteiga sem sal
Recheio
6 nectarinas maduras [mais ou menos 1 quilo], descaroçadas e cortadas em fatias
1/4 xícara de açúcar
2 colheres de sopa de farinha de trigo
Pré-aqueça o forno em 375ºF/200ºC.
Toste as nozes ou amêndoas levemente e depois pique. Numa vasilha misture a farinha, o açúcar mascavo e branco, a canela e o sal. Corte a manteiga em pedacinhos e jogue na mistura de farinha, mexendo com os dedos até obter uma farofa. Junte as nozes picadas e misture bem—essa cobertura deve ficar numa consistência firme, quando pressionada com a mão. Pode ser preparada até uma semana antes e ficar guardada na geladeira.
Coloque as fatias de nectarina numa vasilha. Adicione o açúcar. Polvilhe com a farinha e misture gentilmente com as mãos. Coloque a mistura num refratário de vidro ou cerâmica—eu usei ramequins. Com uma colher, coloque a cobertura sobre as frutas, pressionando levemente. Coloque o refratário sobre uma assadeira e leve ao forno, na grade central, e asse por 40 ou 50 minutos, até que a cobertura esteja dourada e o suco das peras tenha engrossado. Sirva morno com sorvete de baunilha ou chantilly aromatizado com Armagnac. Eu servi frio e acompanhado de um copo de leite integral orgânico, quase um creme.

12 comentários sobre “Crisp de nectarina”

  1. Fernanda,
    Adorei o seu site, as fotos, as receitas… Humm, quanta coisa boa, deliciosa! Voltarei sempre, já virei fã! Cheguei aqui através do blog da Bibi, estudamos juntas quando éramos pequeninas, faz tempooo!;0)
    Convido-lhe a conhecer a minha cozinha também!
    Um abraço com carinho,
    Marula.

  2. Fer, as abobrinhas, o bicho do tomate ( que foto é aquela?), o tomate, etc… isto aqui está parecendo um sex shop ! Além do saudoso (humm !) crisp !
    Por falar em tomates, estes heirloon foram comprados onde ?

  3. Fer,ficou lindo,eu adoro esta sobremesa,é de fácil execução e causa um belo efeito rsrsrs,gosto de fazer uma versão só com frutas vermelhas misturadas que fica muito gostoso,beijo!

  4. Ah, mas sabe o que eu gostei mais? Da fotografia! Ficou linda! Parece que tudo está a preto e branco, excepto o crisp.
    E o que é essa mesa/toalha com letras? É um jornal?
    Adorei o efeito!
    Beijo *

Deixe a sua pitada: