sopa de milho [thai]

minha_sopa_thai_1s.jpg

Fiz essa sopa numa porção individual, com sobra para o dia seguinte. Quis replicar mais ou menos a sopa tailandesa que eu adoro. Resolvi usar milho fresco. Fiz uma versão simplificada, que ficou exatamente como eu queria. Uma das coisas que eu gosto na cozinha tailandesa é que eles usam tomate em muitas receitas.

Grãos raspados de uma espiga de milho – mais ou menos 1 xícara
6 tomatinhos orgânicos e maduros
1/4 de uma cebola picada
Um pedacinho de gengibre fresco
Sal a gosto
1 folha de louro
Pimenta vermelha – usei a chipotle em pó e a cayenne em flocos
1/2 xícara de caldo de legumes – usei de cogumelos
1/2 xícara de leite de coco
Suco e raspas de um limão – usei o amarelo
Muitas folhas de manjericão fresco

Refogue a cebola e o gengibre ralado fininho no azeite. Quando a cebola estiver molinha, acrescente o milho. Deixe refogar uns minutos. Junte os tomates cortados em quatro. Coloque o caldo de legume, a folha de louro e deixe ferver. Acrescente a pimenta, o leite de coco, as raspas e suco de limão, salgue a gosto, deixe cozinhar um minuto, desligue o fogo e acrescente então as folhas frescas de manjericão. Sirva.

4 comentários sobre “sopa de milho [thai]”

  1. Nem de proposito Fer! Jantarzinho tailandes aqui de NY city…eheheh Mas nao com sopa. Escolhi antes uma entrada de camarao e uns noddles estupidamente picantes…ahahah Quis armar-me em durona que gosta de gindungo e saiu-me o tiro pela culatra! Eheheh
    Beijos!

  2. Sua câmera é realmente fantástica, e claro o click de quem tira idem…
    Sopa, que deu água na boca, hummmmmm!!
    A propósito, vc é parente do Grande Sertão Veredas? o mestre, João? final do mês completaria 100 anos. E sei que Vilma, filha publicou biografia do pai?
    O verão já tá aqui, muuuito quente, verão-úmido, muito quente….
    e aí?
    sayonara
    madoka

  3. Olá Fernanda!
    Gostaria de saber o seu telefone, ou e-mail particular para lhe mandar uma proposta muito bacana, sobre fazer uma coluna de gastronomia em uma revista de SC.
    Aguardo seu retorno, por favor!
    Att.

Deixe a sua pitada: