dias de jejum forçado

A primeira e última vez que dormi num hospital foi quando meu filho nasceu, há vinte e seis anos. Portanto não posso me considerar uma pessoa experiente em estadias hospitalares e nem me sinto muito animada com a perspectiva de tubos, macas, enfermeiros, monitores. But a woman’s gotta do what a woman’s gotta go, então hoje pela manhã me internarei no hospital para fazer um tratamento chamado EMBOLIZAÇÃO UTERINA.

No ano passado uns exames detectaram entidades invasoras residindo no meu útero. O aparecimento dos famigerados fibromas parece ser uma coisa normal em mulheres de mais de quarenta anos. Eles são considerados tumores benignos e não causam nenhum risco, mas se desenvolvem e se multiplicam, evoluindo rapidamente para um quadro de sintomas realmente duros na queda. Eu já estou hospedando muitos, inúmeros, incontáveis fibromas e eles já estão fazendo a minha vida bem miserável. Na busca por uma solução fui colocada frente a frente com a possibilidade de fazer uma histerectomia, que é o procedimento de remoção do útero. Fiquei muito perturbada com a idéia de remover uma parte do meu corpo e eu e o Uriel fomos atrás de mais informação. Descobrimos que noventa por cento das operações de remoção do útero relacionadas à problemas com fibromas são totalmente desnecessárias e que há tratamentos alternativos. Tive várias consultas com minha ginecologista e, depois que optei pela embolização, também com a radiologista que vai comandar a ação e que me explicou todos os micro-detalhes desse procedimento muito menos traumático e agressivo.

Vou pro hospital em jejum, levando comigo minha malinha com alguns objetos pessoais e meu indefectível e robusto mau humor matinal. Estou ciente de todos os pormenores e de como meu corpo deverá reagir a esse tratamento. Já sei que vou ter que ficar uns dias de molho, sem poder cozinhar ou inventar muita moda. Tirei uma semana de licença saúde, que é o tempo que me disseram que vou precisar para me recuperar. Mas estou na expectativa de estar boa antes disso. Até breve então!

98 thoughts on “dias de jejum forçado”

  1. Fer,
    Vim aqui para dizer que espero que você esteja em plena recuperação e que daqui um pouquinho esteja novinha em folha. O blog está com saudades de você (e todos nós também!).
    Beijos e até breve!
    Cris

  2. Querida Fezoca,
    Tudo irá correr pelo melhor, tenho a certeza!!!
    Pensarei em ti com muita força e energia positiva para uma recuperação total e breve.
    Muitos beijos cheios de amizade e…pensamento positivo!!! :0)

  3. Querida, vai dar tudo certo, tenho certeza disso. Estou rezando por ti. Mas é pra garantir, porque tenho certeza que tudo vai correr bem. Relaxa!!
    Bjão e nos mantém informados, ok?

  4. Fer,
    Esta é a primeira vez que te escrevo. Costumo “passar” pelo seu blog quase que diariamente e sou sua fã numero 1! Pode ficar tranquila que tudo vai correr bem! E aproveite o tempo de recuperação para descansar bastante! Pois sei que quando você voltar estará mais inspirada do que nunca! Um abraço
    Alexandra

  5. Fer,
    Vc é tão querida na blogosfera que estas 89 mensagens de carinho postadas são só uma parcela ínfima daqueles que admiram o seu trabalho e o seu talento. Pensamento positivo.
    Na minha volta do Brasil, minha irmã me presenteou com um cardeninho de receitas à la moda antiga, com capa feita de tecido e com uma pimentinha pendurada como marcador. Sabe em quem pensei na hora?
    Que Deus te ilumine sempre.
    Edvani.

  6. Fer,
    Tenho certeza que vai correr tudo bem ! E tomei a liberdade de te escrever porque leio teu blog todos os dias e me sensibilizei. Espero sua volta com muita saúde e com estórias incríveis. Um grande abraço e tudo de bom .
    Marta

  7. Fer, fica tranquila que vai dar tudo certo… Minha mãe está com o mesmo problema, mas está enrolando para resolvê-lo. Vou contar sua experiência e ver se ela se anima!
    Beijinhos e melhoras!

  8. Ola Fernanda!
    Passei aqui para lhe agradecer por sua visita e tb pelo comentario e me deparei com estas suas férias forçadas…
    Mas de uma com mioma para uma com fibroma: vai dar tudo certo!
    E ja que mulher com estes tipos de problemas representam uma esmagadora maioria, creio que nòs é que somos, por assim dizer, aquelas normais…!
    Tudo de bom!
    Bjs!

  9. Espero que tudo tenha corrido bem.
    Desejo as suas rápidas melhoras – é um desejo egoista porque quero ver depressa sua nova receita.
    Um beijinho de Lisboa.

  10. Uma colega minha com 20 e poucos anos foi operada recentemente a um mioma que tinha colado à parede do útero. Já estava com 15 cm de diámetro. Felizmente não lhe retiraram o útero.
    Consigo também vai correr tudo bem e em pouco tempo vai estar de volta a este seu blog fantástico.
    Felicidades.

  11. Oi, fer,
    também acho estranhíssimo isso de simplesmente tirar uma parte sua e jogar no lixo. ESpero que corra tudo bem e que sua recuperação seja rápida e sem problemas, prá voltar a cozinhar, escrever e fotografar rapidinho (interesseira, eu?). Boa sorte e melhoras!!
    🙂
    Beijos,
    Ana.

  12. Mesmo viajando à passeio quando tenho oportunidade passo nas cozinhas amigas,e hoje pude vir te visitar e tive esta surpresa. Não poderia simplesmente ir embora sem desejar-lhe felicidades no seu tratamento e uma rápida recuperação.
    Bjs!

  13. Oi Fer,
    confesso o egoísmo, leio o seu blog quase todos os dias, e não há um em que não me dê um sorriso, mas nunca postei nada, nem lhe agradeci por isso.
    Por isso aqui fica um muito obrigada e um grande beijinho desejando que corra tudo bem!
    Boa sorte de Portugal!

  14. Oi Fer,
    Adoro seu blog, me divirto com seus textos, mas sou uma pessoa de poucas palavras, mas hoje sabendo da sua internação, resolvi deixar uma mensagem de boa sorte e boa recuperação na cirurgia, um beijão grande!!

  15. Oi Fer,
    Pela quantidade de pessoas que me precederam, você já pode ver o quanto é querida e como é grande a torcida para que você se restabeleça rapidamente.
    Claro que, se a gente pudesse, não entraria num centro cirúrgico, mas, se tem que ser, que seja por algo que pode ser pensado e, de certa forma, escolhido.
    Mando um super axé, como diz um amigo meu.
    Um beijo afetuoso

  16. Sou de Americana, cidae do interior do Estado de São Paulo, Brasil.
    Sempre vejo seu blog, sua seu fã e desejo melhoras e muita saúde para você e sua famíla inteira.
    Que Deus abencõe muito vocês.

  17. Fer, espero que tudo corra bem. É incrível como, até antes de seguir para o hospital, você me tenha me ensinado algo novo e útil (eu nunca tinha ouvido falar sobre embolização).
    Espero tê-la de volta bem rapidinho.
    Beijocas!

  18. Fer
    A vida tem dessas mesmo de nos colocar em situações novas o tempo todo, mas como vc tira de letra e com humor todas essas pequenas intempéries, sei que se recuperara muito bem e com deliciosas histórias sobre essa estadia forçada.
    Estamos todas torcendo por você.
    Beijos Grandes

  19. Fer,
    Volta looogo…rs
    Espero que esteja tudo bem com vc.
    Minha irmã também teve isso, mas ela optou por tirar o útero. Ela se sente agora a mulher mais feliz do mundo, é sério.
    Diz que agora pode ir sossegada à praia, sem ter que se preocupar com aqueles dias “chatos”.
    Bom, mas como você optou por outro tratamento, continuo torcendo por você e que se recupere logo.
    Não costumo postar, acabo só lendo e apreciando seu blog… mas nesses casos a gente comenta né?
    Força gatona….. espero te “ver” logo…
    Beijocas no coração

  20. Fernanda,
    Leio o chucrute todo dia e tenho certeza que junto com as minhas vc estará recebendo muitas vibrações positivas. Esperamos sua volta descansada, renovada e cheia de idéias de pratos e fotos. Beijos e que Deus lhe abençoe.

  21. Fer!!
    Vou estar mandando muitas vibraçoes positivas para que tudo vá super bem e vce tenha uma otima recuperaçao.Por aqui já se nota que vai fazer muita falta!!Como diria minha mae “Sucega o faxo guria”hahaha descansa e se cuida.
    beijinhos

  22. Já há algum tempo acompanho seu blog e a-do-ro. Gosto das fotos, das receitas, dos textos, mas nunca havia comentado…
    É engraçado esse negócio de blog/ internet porque a gente cria um vínculo e fica até com uma sensação de “intimidade”, coisa do mundo moderno.
    Baseada nessa “pseudo intimidade”, saiba que estou torcendo para que dê tudo certo e você se recupere bem e logo.

  23. Eu e milhares de pessoas que te admiram estão com vc, na cabeça e no coração! Boa sorte!!! Correntinha de amor é sempre poderosa, seja ela virtual ou não!

  24. Fer, desejo que tudo corra bem, com uma recuperação rápida e a 100%. Estas coisas sempre mexem connosco, por muito simples que sejam. Hospital é hospital e o nosso corpo é nosso. Mas o que tem que ser, não vale a pena adiar e o seu bem estar vai melhorar com certeza!Estamos a torcer por si. Um abraço.

  25. Fer, querida,
    Não sei de que dia é o teu post, porque nos fins de semana raramente acesso a net, e hoje, segunda, vi seu aviso, assim estou cá rezando para que tudo já tenha acabado e que você já esteja em pela recuperação.
    beijo grandão procê e breve retorno,

  26. Querida Fer: Que tudo corra pelo melhor e que logo logo possa voltar a 100%, com toda a força, energia e boa disposição que sempre transmite em suas mensagens. Beijinhos com votos de uma rápida recuperação.

  27. En espanhol:
    Te deseo una pronta recuperación, espero que salgas muy pronto de esta pequenho bache. Mucha Suerte!!!
    Besototes
    Andrea

  28. Um grande abraco e uma recuperacao facil! Coragem! Mulher porreta como voce passara por essa em menos de um nada!
    Maria, portuga em Londres

  29. Olá, Fe…
    Sou de São Paulo – Brasil.
    Peguei uma receita do site gastronomias.com e estava tentando descobrir o que é “fouet”. Pesquisando na NET vim parar no seu site que, diga-se de passagem, eu AMEI! =)
    Não gosto muito de cozinhar, mas este site é incentivador pra quem quer começar ou fazer algo diferente na cozinha.
    Estarei orando pela sua rápida recuperação. Visitarei seu espaço mais vezes para saber como estás e pegar dicas e receitas.
    Deus te abençoe. SEMPRE!
    Super beijo!

  30. força! eu já passei por isso, tirei um que me causava muito desconforto. Vamos torcer para você ter uma boa recuperação e voltar logo ao nosso convívio virtual.
    bjus
    Leo

  31. Fer, apesar de parecer tudo simples…estou torcendo para que tudosaia da melhor maneira possível e que sua recuperação seja ótima…pelo menos você vai ter uma semana com o laptop no colo para escrever um monte de coisas legais prá gente né? hehehe.
    Beijos

  32. Fer, menina! Eu tambem tenho que fazer esse negocio, mas eu optei por nao tomar nenhuma medida ainda. A medica disse que se eles nao crescem muito e nao se reproduzem, entao eu posso deixa-los quietinhos.
    Espero que voce se recupere rapidinho.

  33. Querida Fernanda,
    Vai, com toda a certeza, correr tudo bem!
    Força, e logo logo vai estar de volta aqui ao chucrute com as suas histórias deliciosas.
    Com carinho,
    Susana

  34. Oi, Fer
    essas coisas sao sempre um porre, nao tem como curtir estadia em hospital e a incerteza de como sera’ a recuperacao. Mas, acho que voce tomou a decisao acertada – ouvi falar desse procedimento e eu faria (farei?) o mesmo quando houver necessidade. Tambem tenho os ditos fibromas, mas ainda esta’ dando para levar numa boa
    se voce puder mandar noticias via Uriel, adoraria!
    Estarei mandando fluidos positivos na direcao da minha adorada California
    bjs

  35. Olá Fer,
    Há algum tempo que leio o teu blog, que gosto imenso, e agora resolvi escrever porque achei comovente a partilha de um assunto tão delicado como é a nossa saúde. Tenho a certeza que vai tudo correr bem contigo…!
    Aqui em Portugal, quando alguém vai ter um bebé desejamos “uma hora pequenina”, que é também o que eu te desejo, pouco tempo no hospital e uma boa recuperação!
    Até breve,
    Sílvia Quadros
    PS: Para me apresentar: vivo nos Açores (ilha Terceira), tenho marido e três meninos pequenos, trabalho na área de Engenharia do Ambiente e gosto de cozinhar, tratar da minha horta e jardim, viajar, ler e conversar com pessoas interessantes.

  36. Oi Fer!
    Fica tranquila que vai dar tudo certo. A minha mãe também teve que retirar o útero e a recuperaçãofoi super rápida. Por isso, pelo que te conheço, tenho certeza que em menos de uma semana estarás novinha em folha!
    Um beijo da Camila

  37. Querida Fer, tenho a certeza que estará recuperada antes do tempo! =)
    Estou aqui a torcer por si e à espera das suas aventuras em ambiente hospitalar. Vá dando notícias, nem que seja um “hello”!
    bj grande de Portugal

  38. Vai correr tudo bem!
    e Obrigada uma vez mais, o seu blog é o que mais contribui para que nós tenhamos uma melhor qualidade de vida, seja a nivel saude, alimentacao e mesmo educacional (a ideia de fazer um dia em fotos é fabulosa)
    Eu que todas as manhas e todas as tardes visito o seu bog, fico aqui sossegada esperando o seu regresso… vou gostar (como sempre) de ler as suas analises, criticas e divagações acerca desta experiencia.

Deixe a sua pitada: