Gazpacho

gazpacho_1S.jpg
Depois de fazer o Ajo Blanco, quis fazer também o Gazpacho. Dei uma olhadela no 1080 Recipes, onde me inspirei para fazer a minha versão.
Bati no liquidificador 4 tomates orgânicos maduríssimos, 1 pimentão vermelho pequeno, uma cebola bem pequena, 4 azeitonas pretas, um punhado de salsinha fresca picada e duas fatias de pão francês de ontem amolecidas em água gelada. Bati bem, acrescentei uma xícara de água gelada, pimenta do reino moída, flor de sal a gosto e bastante azeite de oliva. Coloquei tudo numa jarra e deixei gelar. Servi com croutons simples, feitos com fatias finas de pão francês cortadas em cubinhos e tostados na frigideira de ferro, e regados com um fio de azeite.

5 thoughts on “Gazpacho”

  1. Fer, queria te contar que fiz a sua receita de Gazpacho e nos adoramos!!
    Eu fiquei muito surpresa e feliz com o resultado, ficou uma delicia a combinacao do tomate com o pimentao vermelho e eu adorei o gazpacho assim, sem pepino. Amei de verdade!
    Super refrescante, e Matheus tbem adorou. Foi engracado ate, ele tomou uma colherada, mais uma, mais uma, ai ele parou e falou “nossa, eh uma delicia, e eu achei q nao ia gostar da sopa assim fria!” rs!
    Nos fizemos gazpacho e spanish tortilla para o almoco hoje e comemos mais do q felizes!
    Beijos!
    Ana

  2. Fer!
    Nunca tinha visto gazpacho com azeitona… Aqui na Espanha é a febre do verão. Como diz o fruteiro: cada casa tem um gazpacho diferente, cada um faz de um jeito…
    O último que andei inventado é com melancia, receita de uma amiga andaluza. No blog tem a receita, vai tomate e todos os ingredientes do gazpacho mais a melancia. Fica mais fresco e leve, com um sabor levemente adocicado.
    Prova um dia, tu vai gostar!
    beijo

  3. Fiquei muito contenta porque voce esta fazendo receitas espanholas 🙂 Eu tenho uma receita de gazpacho de agora, moderna, com fresas ( acho que se diz morango em portugues = Strawberry.

  4. o Alentejo tem também a sua versão do gaspacho andaluz. Os ingredientes são os mesmos mas são cortados em cubinhos pequeninos. Incluindo o pão.
    Depois é tudo temperado com bom azeite, sal, vinagre e perfumado com óregãos.
    Pode ser servido com presunto, peixe frito, azeitonas, o que se quiser. Em tacinhas colocadas na mesa para o efeito.
    Nos verões tórridos alentejanos não há nada melhor.
    Dora acho que nunca comi o arjamolho no Algarve. Tem alguma coisa ver com a salada montanheira?

  5. nós aqui no algarve comemos uma coisa que se chama arjamolho, que não é mais do que gaspacho sem ser triturado. leva tomate, pepino,cebola, azeite,vinagre, óregãos,pão caseiro (tipo alentejano) e água bem gelada. é delicioso também.

Deixe a sua pitada: