uma flor desconhecida

flor_do_quintal_3s.jpg
flor_do_quintal_2s.jpg flor_do_quintal_4s.jpg
flor_do_quintal_1s.jpg

Ela aparece no meu quintal nessa época do ano. Abre essa flor, que dura apenas um dia. No dia seguinte ela murcha e fecha, dai a flor seca e bye-bye. Ela é muito bonita, mas não é flor de vaso, porque tem uma vida curtíssima. Não sei que flor é essa. Se alguém souber, apite-me!

*atualização: obrigada à todos pelas dicas e especialmente à Regina. a flor é a Dietes iridioides, da família Iridaceae—também chamada de African iris, Cape iris, Fortnight lily, Morea iris, Wild iris.

15 comentários em “uma flor desconhecida”

  1. Fer:
    Aqui chamamos de narciso. Repare se as folhas são parecidas com os dafodils que vc já publicou uma vez. Na verdade existem diversos formatos delas e acredito que sejam da mesma “família”.Dê também uma comparada com imagens do Google.

  2. Oi Fer.
    Eu lembro dessa flor na minha infancia, aqui chamam-se lirios do campo e crescem aos montes nos campos, na zona do Ribatejo, em Portugal, no fim da primavera e no verão. Eu lembro que ai sempre colher ramos com o meu avô.
    Deu uma saudade…
    E essa pizza deu uma fome… 😉
    Beijos

  3. I had the exact same question– we have this plant in our yard, covered with beautiful flowers then it is over just as fast. My friend at work tells me this is called the “Fortnight Lily”, because the bloom time is short– a fortnight is 20 days I beleive.
    hugs;
    Andrea

  4. Fer, eu tenho aqui em casa na cor violeta. São lírios germânicos, lindos, lindos. Pena que a floração dura pouco.
    beijocas

  5. já ia fazer o mesmo comentário da Fernanda,nasce aqui no meu gramado de monte porém lilás,mas não creio que seja esta mesma tua ,vou mostrar para o marido,quem sabe ele conhece,beijo!

  6. Oi Fernanda! Visito seu blog já há algumas semanas, mas nunca comentei.
    Aqui no sul do Brasil conhecemos essa flor por Iris Germanica, eh da familia dos lírios. Tem em azul também.
    Ah, vou tentar a pizza!
    Boa semana!

Deixe a sua pitada: