só falamos de comida

sac_bloggers-08_9.jpg
sac_bloggers-08_1.jpg sac_bloggers-08_4.jpg
sac_bloggers-08_2.jpg
sac_bloggers-08_3d.jpg sac_bloggers-08_5.jpg
sac_bloggers-08_7.jpg sac_bloggers-08_6b.jpg
sac_bloggers-08_11.jpg sac_bloggers-08_13.jpg
sac_bloggers-08_14.jpg sac_bloggers-08_12.jpg
sac_bloggers-08_10.jpg

Dois anos depois daquele primeiro potluck dos food blogs de Sacramento organizado pelo querido Garrett, quando nos encontramos pela primeira vez, tivemos outro evento similar. Nesses dois anos, fizemos muita coisa bacana juntos, como a aula de egg whites em Berkeley, jantar no hidden kitchen, visitas à vinícolas orgânicas e uma experiência com chocolate tasting. Eu adoro fazer parte desse grupo de pessoas tão diferentes, com uma paixão em comum.
Desta vez o potluck foi organizado conjuntamente pela Elise e Garrett. Num domingo com um clima perfeito, nem quente nem frio, muitos blogueiros de Sacramento e região baixaram na casa da Elise para um almoço com bastante bate-papo. Cheguei lá com um panelão de bacalhoada e reencontrei conhecidos e amigos e conheci pessoas novas. Quando eu cheguei, os blogueiros já estavam fazendo o que todo blogueiro de culinária faz, fotografando as comidas. Eu fui correndo fazer o mesmo, afinal, não podia perder a oportunidade de registrar o evento. Mesmo assim não fotografei tudo, pois começamos a comer e alguns convivas chegaram mais tarde e naquela altura eu já tinha esquecido da câmera e me concentrado só na comilança.
Não vou poder listar todos que estavam lá, porque eu não consegui conversar com alguns. Mas adorei conhecer a Debby e sua filha Megan, que fazem o blog Everything on a Waffle. Elas trouxeram as batatinhas recheadas, uns palitos de chocolate ajeitados lindamente em latinhas e a Megan, que só tem doze anos, preparou uma sobremesa de cereja deliciosa! Também gostei de conhecer o Nick, que bloga daqui de Davis e escreve sobre peanut butter no Peanut Butter Boy. Ele trouxe uns bolinhos de carne que foram servidos com um molhinho de peanut butter, of course! Também adorei rever o Hank e conhecer a sua companheira Holly. Eles trouxeram três tipos de patos selvagens, umas linguiças de porco selvagem e carne defumada de antílope, tudo caçado por eles e preparado na churrasqueira pelo Hank. Eu só provei a linguiça, pois acho essas carnes um pouco fortes pro meu gosto. Mas quem comeu o pato e o antílope só elogiou. A Elise serviu uma strawberry rhubarb terrine que me fez pirar na batatinha. Acho que devorei uns cinco pratos, sem brincadeira! O Garrett arrasou Paris em chamas com o seu chipotle flourless chocolate cake. A Andrea trouxe uns aspargos com prosciutto que também fizeram sucesso. Adorei rever os amigos, conhecer gente nova e passar a tarde num convercê divertido. O quintal da Elise, deixa eu contar, é enorme e praticamente um pomar. Fizemos uma tour pelas árvores—maças, limão, laranjas, mexirica, grapefruit, kiwi, romã, figo, ameixas, amora, nozes, damasco, pêssego, nectarina— é uma coisa impressionante, tudo muito bem cuidado.
Todo mundo perguntou sobre o meu prato e eu expliquei detalhes e tals. Usei bacalhau canadense, mas as batatas e as cebolas eram orgânicas, os ovos da Felizberta, azeitonas gregas maravilhosas e foi tudo regado com muito azeite português. Uma das meninas do Sac Foodies deu uma garfada na bacalhoada e exclamou—essa era a comida que minha avó fazia! A avó dela é uma portuguesa da Ilha de Madeira emigrada na Califórnia. Estávamos em casa.

19 thoughts on “só falamos de comida”

  1. Fer, quando eu crescer quero ser que nem tu. Adoro tuas experiências gastronômicas aí, além da comida em si, tem uma atmosfera muito carinhosa e se percebe que te dedicas e que curtes muito. Meu blog é novinho, não tenho tido muito tempo para me dedicar, mas quando escrevo, me inspiro em ti, De verdade, heim? Mais uma vez, mostrei ao meu marido as fotos dos gatos e já nos prometemos que qdo termine a tese e voltemos ao Brasil, vamos ter 2 gatos.
    Um beijo da Camila
    PS: descobri uma confeitaria portuguesa em Barcelona genial, outra hora vou pastar para que conheças.

  2. Ai Fernanda, que fome me deu só de olhar para essas maravilhas.
    Fiquei babando!
    Mas vc não tirou nem uma foto das fruteiras? gostaria tanto de ver esse pomar…
    Bjs

  3. Oi Fernanda!
    Sempre entro aqui mas nunca deixei comentário, seu blog é uma graça, adoro as receitas, suas histórias e suas lindas fotos! Parabéns!
    Beijos!

  4. Ah…Fernanda assim não vale…tanta coisa vboa de uma vez só!!! Babei…agora adorei a idéia da latinha!!! Super genial!!!E aquela salada de batatas??? O que é aquilo…hmmm…beijos minha “frô de fromosura”!!!

  5. Que encontro maravilhoso, essa de cada um levar um prato é muito interessante principalmente quando conhecemos o blog / site de cada um. O lugar parece-me super agradável, e estou a imaginar, (com um sorriso de orelha a orelha) um bando de blogueiros de máquina encostada aos olhos a registar em imagens o que depois iriam degustar.
    Beijo

  6. I didn’t get a chance to meet you and talk yesterday but I loved the dish you made. Hope we can actually meet at another event.
    Do you give cooking classes? I was looking at your pictures below and it looked like a class.
    I’d be interested if you do.
    Eileen
    Just the 2 of Us

  7. Sandra,
    O bacalhau eh pescado ai no Canada, mas eh empacotado e distribuido por uma empresa de Rhode Island, aqui nos EUA. Chama-se Gonsalves. Voce pode ver uma foto do pacote AQUI.
    Eh o bacalhau salgado e seco.
    A receita eh bem simples.
    Numa panela coloque azeite, uma camada de cebolas em fatias, uma camada de batatas cozidas, uma camada de bacalhau que ficou de molho, trocou a agua duas vezes, e depois fervido e escorrido. Coloque outra camada de cebolas, outra de batatas, azeitonas pretas e ovos cozidos. Salpique com sal grosso e pimenta do reino moida na hora. Teste o sal do bacalhau, pra ver quanto mais sal adicionar. Regue tudo com muito azeite extra-virgem e coloque no forno ou no fogao por uma meia hora. Cuidado pra nao deixar queimar no fundo.
    beijo,

  8. I can’t understand anything either, but it was nice to meet you yesterday! The cod was delicious, it reminded me of Spain when I stayed there for 4 months. By the way, your pictures are terrific!

  9. Fernanda,
    seu bacalhau estava lindíssimo e estou passando mal com o chocolate cake do seu amigo.
    Que delícia de almoço!! Posso me convidar para almoçar com voces quando for à Califórnia? 🙂
    Ó, voltei com o bloguinho, quando quiser passe para fazer uma visitinha.
    BJs bjs bjs

  10. Que delicia de encontro Fer!! Imagino o quanto nao foi bacana com tanta gente legal e comida gostosa!
    E voce ate gostou do “twinkies cherry dessert”!!!!!!!! 😮
    Beijao!
    Ana

  11. Hi Fernanda,
    What a lovely gathering this was! So happy to meet your husband and even talk farm machinery with him. I just had some of your leftover salt cod stew for lunch. Truly, this is an amazing dish. I told my father about it on the phone this morning and he’s all for going to Corti Brothers to get some salt cod to try to make some. You really are a gifted cook.
    🙂

  12. Isso sim é um domingo bem passado! Juntar amigos à volta de uma mesa e, sem pressa, saborear boa comida acompanhada de uma boa conversa…e ainda por cima com bom tempo!Que sorte a sua.É a felicidade!

  13. Que maravilha de encontro!!!
    E quanta comida boa, tô com água na boca…
    Como sempre né?
    É só eu passar por aqui, que me dá uma foooome…rsrs
    Sou fã do Chucrute!!!
    Bjs

Deixe a sua pitada: