moqueca de siri

moqueca_siri_S.jpg

Agora estou toda metida com essas moquecas, usando o urucum e até abusando do azeite de dendê, pois ganhei dois vidros da minha amiga Fabiana. Inspirada na moqueca de siri que vi no Edu, fiz a minha receita improvisada. Esse é um prato festivo e sofisticado, mas que é vapt-vupt de fazer, em menos de trinta minutos o jantar já está servido.

Para duas pessoas:
2 xícaras de carne de siri—aqui eu uso o crab
1/2 cebola picada
1 tomate
1/2 xícara de leite de coco
3 gotas de azeite de dendê
Coentro fresco a gosto
Azeite a gosto
Sal e pimenta do reino moída a gosto

Refogue a cebola no azeite. Junte o tomate. Quando estiver bem molinho e aromático, junte o siri e refogue por uns minutos, mas não exagere. Junte o leite de coco, deixe ferver. Coloque sal e pimenta. Junte o coentro e desligue o fogo. Sirva com arroz branco—usei basmati, que é o meu arroz do dia-a-dia—e uma salada de folhas verdes.

7 comentários em “moqueca de siri”

  1. Inveja
    Acho que foi o Zuenir Ventura que escreveu um livro sobre Inveja. Estou com inveja, mas uma inveja boa do crab daí da Califórnia para fazer uma moqueca aqui, em Poa. Essa inveja que dá tem uma culpada: você. Com essas receitas, fotos e textos você alimenta a inveja de leitores como eu.E essa fonte de suprimentos do teu entorno.É demais. Temos que invejar!!!
    Inácio Knapp

  2. Que coincidência, vou dar uma receita de moqueca de siri amanhã para os meus alunos.
    Bom, o jogo de chá que lembra os pratos da sua mãe é do casamento da minha…deve ter mais de 45 anos, preciso perguntar para ela. A marca é Porcelana Real.
    Abraços,
    Bergamo

  3. Fer,que delícia,sempre trago siri desfiado na mala das minhas andanças pelo ES,gosto muito também da casquinha de siri,coloco coentro fresco da horta (mas não é todo mundo que gosta deste tempero),beijo!

  4. Fer, só faltou a farofa! Eu geralmente faço meu siri sem leite de coco, coloco uma pimenta dedo-de-moça e faço uma farofa (farinha amarela que eu esqueci o nome) com manteiga… Beijocas – Karla

Deixe a sua pitada: