how to make moqueca

moqueca_class_7.jpg
moqueca_class_1.jpg moqueca_class_4.jpg
moqueca_class_5.jpg moqueca_class_9.jpg
moqueca_class_10.jpg
moqueca_class_13.jpg moqueca_class_16.jpg
moqueca_class_17.jpg

Mais uma vez fui lá eu ensinar a malta a fazer moqueca. No ano passado tivemos um evento chamado Dia do Brasil, quando dei a aulinha, num dia cheio de mil atividades que culminou com eu perdendo inexplicavelmente todas as fotos.
Desta vez o evento foi o Festival Latinoamericano que ocorre uma vez por ano e a nossa associação brasileira Brazil in Davis participa. É um evento beneficiente, onde arrecadamos dinheiro para fazer doções para entidades assistenciais que trabalhem com crianças carentes em cada país respectivo. Sempre participam o Brasil, o Chile, a Argentina, a Colômbia, a Venezuela, o Peru e neste ano Cuba também juntou-se ao grupo. O evento deste ano copiou o esquema que fizemos no Dia do Brasil e então a venue foi um pouco diferente, mas teve comidas típicas, além de palestras, shows de música e dança, exposição de arte, atividades para as criancas, open mic, aulas de dança e aula de culinária, onde eu participei com a infalível receita de moqueca da minha amiga Paula.
Eu uso a receita que a Elise adaptou para o inglês, com medidas mais exatas. Sempre, sempre, essa receita dá certo e faz um sucesso danado. Desta vez não foi diferente. O único problema nisso tudo sou eu mesma, com minha timidez horrorosa e meu temor de falar em público. Apesar do meu descabelamento, ensuvacamento e mal ajambramento pessoal, deu tudo certo. Levei tudo organizadíssimo, pois já tinha a experiência anterior pra me basear. As outras aulas que vi—de uma venezuelana e de uma colombiana, estavam extremamente desorganizadas. Elas não levaram nada e ficavam procurando os utensílios e ingredientes nos armários da pequena cozinha da International House durante a aula. Bocejo! A venezuelana entrou no meu horário e eu comecei minha aula com quinze minutos de atraso por causa dela. Mas eu estava o fino da organização, levei tudo que precisava e não me atrapalhei. Ofereci a receita impressa, com um pouco da história da moqueca baiana e capixaba também. Os atendentes curtiram. A cozinha da IHouse é pequena, então cabem lá umas quinze pessoas. Mas na hora de servir uma amostra da moqueca pronta, que eu levei montada e ficou cozinhando enquanto eu fazia outra na frente das pessoas, não parava de chegar gente para pegar um potinho. Servi a panela inteira. Teve gente que veio pedir mais um pouco e quando acabou o peixe, me pediram o caldinho! O panelão de sete litros que preparei durante a aula foi vendido em porções na nossa barraquinha de comida brasileira. Não sobrou uma lasca. Sucesso absoluto!

22 comentários sobre “how to make moqueca”

  1. Adorei essa receita de moqueca principalmente porque leva alho!
    Acho quase impossível uma pessoa chic e inteligente como você ter dificuldades para falar em público, mas já que você diz tenho que acreditar.
    Quando eu ainda tinha 18 anos tinha a séria esperança de que aos trinta e pouco nao teria mais esse problema. Ledo engano, mesmo hoje dando aulas em língua estrangeira para adultos muito bem formados – continuo ficando de bochechas vermelhas e um desconforto que nao desapareceu depois de 11 anos de prática, mas dou conta do recado.

  2. Oi, gatinha! Uma pergunta nada a ver com o post: eu comprei uma sorveteira semana passada e nao consigo fazer sorvete: ja segui diversas receitas que vieram junto, tentei usar a tua receita basica daqui (1 parte de creme + 1/2 de leite integral) e nada. No manual diz que em 20 minutos o sorvete fica pronto, mas ja deixei ate mesmo uma hora la rodando e nada… Quanto tempo a tua leva para deixar o sorvete consistente? Um beijo

  3. Hum….moqueca é bom demais1
    Deu até vontade de fazer.
    Meu cunhado mora em Guarapari, e da última vez que fui lá comprei uma panelinha de barro.
    Já fiz “n” coisas nela, gostei tanto que estou pensando em encomendar mais pra usar no meu fogão de lenha (que vamos fazer na minha casa nova).
    Parabéns pela aula querida, e pela moqueca deliciosa,
    Bjos,
    Monica

  4. Uauuu, Fer, arrasou, hein? Bacana demais esse evento. Como boa capixaba que sou, a moqueca é um prato que eu adoro e sempre que dá faço aqui em casa. Nunca experimentei com salmão. Deve ficar bem diferente, né?
    beijo grande procê,

  5. AêêêêêêÊ, Fer!!!!!!!! Parabéns pela superação!!! Muito legal a sua postura altamente profissional! Eu amo moqueca, acho que vou dar um jeito de almoçar uma essa semana… Inda bem que aqui no Brasil é fácil, né? hahahah
    Fiquei com água na boca!
    beijos e parabéns!

  6. Ah, quem sabe, sabe! E o medo de falar em público só torna tudo mais emocionante, com o friozinho na barriga! Quem me dera ter assistido a essa aula! A minha moqueca nem sempre sai como eu quero…
    Beijo *

  7. Parabens, parabens, parabens!! Estou tao feliz por voce!!:)) Mostrou a que veio com estilo & organizacao. Lindo Fer!!:))
    Uma Happy Week pra voce e Congratz, de novo!!:))))
    bjs
    bri

  8. Fer, que delícias as fotos!!! Adoro moqueca capixaba, morei muito tempo no Espírito Santo e morro de saudades daqueles sabores!!! Já fiz algumas poucas vezes mas ainda não consegui reproduzir exatamente o que as capixabas conseguem…
    Adorei a idéia do evento e sua disponibilidade para ir!!!!
    Um beijo grande e ótima semana!

  9. Muito bem Fer, gostei de ver seu profissionalismo, fora que vc estava um charme nesse avental de pimentas, amei.
    Ano que vem, pode dobrar a receita sem medo de exagerar.
    Bjs

  10. Na primeira foto a Fer está mesmo em posição de profissa! Eheheh Adorei vê-la e, adorei ainda mais a iniciativa. Quanto à organização, apesar de não a conhecer, tenho a ideia (pelo que leio) que é uma pessoa super organizada e por isso, na apresentação, outra coisa não seria de esperar! :o) Um dia destes vou fazer esta moqueca com salmão. Já fui espreitar a receita! :o)
    Acabei de dizer ao M. que gosto destas panelas… eheheh Será que ele entendeu o que quis dizer? :o)
    Beijos

  11. ô Fer,adorei te ver em ação! além de ter feito a moqueca por uma boa causa levaste junto um pouco da nossa cultura culinária para apresentar as pessoas, parabéns pelo feito e pela organização,beijo e bom domingo!

Deixe a sua pitada: