gelado de menta chocolate

menta_choc_chips_4S.jpg

Essa é a minha versão funky do famoso sorvete de menta com chocolate chips, que foi um sabor muito popular nos anos 80 e era um dos meus favoritos na época. Não por causa do chocolate, mas sim por causa da menta. Adoro essa erva. E como tenho uma abundância de uma variedade de menta muito interessante na minha horta, decidi arriscar replicar o famoso mint chocolate chip ice cream. Só que a minha versão é um pouquinho diferente, pois não usei chocolate chips, mas sim os cacao nibs. Esses são o cacau na sua forma mais pura e apesar de terem um sabor intenso quando mastigados, os cacao nibs não interferem no sabor do sorvete, que fica completamente mentolado. Muito bom!
Bati um punhado de folhas de menta chocolate no liquidificador com 1/2 xícara de leite integral e deixei descansar por uma hora. Depois coei, ficou um leite esverdeado. Eu deixei um pouquinho das folhas da menta moída no leite, mas isso não é necessário. Misturei ao leite mentolado 1 xícara de creme de leite fresco, adocei com mel a gosto e coloquei os cacao nibs—não coloque muito! Coloquei o liquido na sorveteira e voilá!
Em todos os meus sorvetes cremosos eu uso leite integral e creme de leite orgânico da Straus Family Creamery. Acho que a qualidade desses ingredientes refletem na qualidade do produto final, que fica sem sombra de dúvidas o fino da bossa. Pisc!

19 thoughts on “gelado de menta chocolate”

  1. ADORO SEUS SORVETES. MORO NO RIO DE JANEIRO no bairro de IPANEMA – BRASIL. Aqui, a população toda,na sua maioria, mora em apartamentos. Apezar de grandes, não temos onde platarmos a menta. Poderia substituir a folha por Creme de Menta? Aguardo mais receitas de sorvetes; a temperatura atual aqui é de 39° estamos no verão
    R: acho que pode substituir, mas nao vai ficar o mesmo sorvete. boa sorte!

  2. Fer, finalmente já tenho menta no meu jardim! Estou de olho neste gelado desde que o postou, mas diga-me com leite de vaca meio-gordo também dá para fazer? Eu não tenho sorveteira, aconselha a ficar quanto tempo no congelador antes de bater com a batedeira?
    Desculpe as perguntas mas só fiz gelado uma vez e não era preciso batê-lo.
    bjs, espero que já esteja melhor!

  3. Este gelado arrasou, eu adoro esta combinaçao, vou ter que fazer e na mao mesmo, pois minha maquineta pifou, justo agora no verao…mas para uma nova quero escolher bem. bjs

  4. Adoraria provar esse gelado, mas aqui deve ser praticamente impossível comprar esses cacao nibs de que vc fala. Fiquei super curiosa com mais essa descoberta!
    bjs

  5. Fer
    Ia pedir um grande favor. Minha afilhada tem 16 anos e só pensa em cozinhar. Ela tem um blogue, ainda bem pequenino e eu queria pedir uma “pancadinha no ombro” dela para ela avançar e não deistir. Ela se encontrou na culinária e receber um estímulo das grandes mestres é da maior importãncia.Espero não estar a pedir demais. Uma fã da sua cozinha e porque fala em português da vida nos EUA. Nós somos portuguesas, de Matosinhos, a terra da sardinha assada.
    Um grande beijo e desculpe Fer, a minha ousadia, mas é por amor.O blogue da minha afilhada é:http://acozinhadaxiquinha.blogspot.com/

  6. Adooooro mint chocolate chip ice cream Fer! Ja fiz aqui em casa tbem usando menta do quintal, do mesmo jeito q vc fez, steeping o mint no milk. Fica uma delicia, ne, pura essencia da menta!
    Pena q meu marido nao gosta de mint ice cream… oh well, sobra mais p/ mim, ne!!
    Amei a ideia do cacao nibs, perfect! (eu adoro dark-chocolate covered cacao nibs eh bom demais. E tem uma barra de dark chocolate com cacao nibs da Scharffen Berger q eh uma delicia tbem!)
    Ana

  7. quando era adolescente ia sempre a La Basque tomar o menta com chocolate,acho que eles ainda fabricam, o negócio é que hoje não sou mais tão fã de sorvetes,beijo!

  8. Os seus gelados fazem-me crescer a água na boca. Dá-me uma inveja danada e tenho vontade de largar tudo para ir comprar uma sorveteira!Vou-me contentando com as suas fotos.

  9. Lindíssima a foto! E o gelado deve estar uma delícia mesmo! Estou a adorar os seus gelados! Com a quantidade e diversidade de sabores, faz-me imaginar em Roma, na ruela da Fonte de Trevi… Eita tanto gelado bom! Mas eu, sem provar os seus, até arrisco dizer que são melhores… sempre com ingredientes de tanta qualidade. :o)
    Beijos

Deixe a sua pitada: