bolinhos de milho & cereja
[cornmeal-cherry muffins]

cornmeal_cherry_muffin_3.jpg
cherries_from_erick_3.jpg cornmeal_cherry_muffin_4.jpg
cornmeal_cherry_muffin_5.jpg

Na terça-feira o Uriel chegou com um sacão de cerejas recém-colhidas numa das fazendas em que ele faz testes. Eles resolveram testar uma das máquinas nas árvores de estimação da proprietária, que estavam apinhadas de frutinhas. A máquina faz um trabalho muito delicado e meticuloso, quase como se fossem dedinhos humanos colhendo as cerejas. Elas chegaram perfeitas, todas com cabinhos e sem nenhuma ranhura ou machucado provocados pela chacoalhação e queda na esteira. Frutas perfeitas e lindas! Devoramos praticamente metade delas, puras, sem nada, apenas mastigando a polpa e cuspindo o caroço com alegria. O bocadinho que sobrou, eu resolvi investir numa receita. Mas cabeça-dura que sou, quando encafifo com algo, nada consegue me persuadir a mudar de idéia. E a visão que eu tinha para o futuro daquelas cerejas era de muffins feitos com cornmeal. Procurei, procurei, procurei, até que achei essa receita que considerei perfeita. O único porém é que achei que ela iria produzir muffins para um batalhão—três xícaras de farinha, mais três xícaras de cornmeal? Decidi reduzir a receita em um terço. Infelizmente folks, eu sou uma negação com números. Toda vez que me atraco com eles, saio perdendo. Achei que fiz alguma coisa errada na conversão, pois os muffins não cresceram. Mas ficaram saborosos—e como não poderiam ficar, com os ingredientes de primeira que usei? Só que eles não cresceram…
Aqui vai a receita inteira, para o café da manhã da tropa de escoteiros. Quem quiser diminuir, que faça ao seu próprio risco.
3 ovos [da Felizberta caipira]
3 colheres de sopa de raspas de limão [o amarelo]
1/4 xícara de suco de limão [o amarelo]
12 colheres de sopa de manteiga sem sal, derretida
1/4 xícara, mais 2 colheres de sopa de óleo vegetal
3 xícaras de buttermilk—eu usei o kefir, mas iogurte também serve
3 xícaras de farinha de trigo
3 e 1/3 xícaras de cornmeal ou mistura de polenta
4 e 1/2 colheres de chá de fermento em pó
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
3/4 xícara de açucar
1 colher de chá de sal
2 xícaras de cerejas frescas ou secas
Pré-aqueça o forno em 350°F/ 176ºC. Na batedeira, bata bem os ovos, as raspas e suco do limão, a manteiga, o óleo e o buttermilk. Numa vasilha separada misture bem com o batedor de arame a farinha, a polenta ou cornmeal, o fermento, bicarbonato, sal e açúcar. Misture ao creme de ovos e incorpore bem, Junte as cerejas, descaroçadas. Coloque nas formas de muffin e asse por 35 min. Remova do forno e deixe esfriar numa grade.

14 comentários sobre “bolinhos de milho & cereja
[cornmeal-cherry muffins]”

  1. por que o meu muffin nao cresceu muito?
    sou uma otima cozinheira , faço e vendo os meus produtos .
    eu estava a procora de um bom muffins , pois é uma das receitas mais pedidas do meu cardapio.
    Mas não consigo mudar de receita , toda vez que mudo , ela nao cresce,
    Podem me ajudar por favor?

  2. Experimente quebrar as sementes das cerejas e veja que coisa boa as amendoas que se encontram dentro delas.
    E alem de serem gostosas, elas contem substancias anti-cancerigenas…
    Nao desperdice nem as sementes!!!!!
    aeli

  3. Oh Fer, receita deste tamanho só realmente para um número alargado de esfomeados escuteiros!! As cerejas estão óptimas por cá, vou aventurar-me com 1/3 da receita e ver o que dá. Depois conto o resultado. 😉 Adorei as forminhas, são lindas de morrer.
    Bj grande

  4. Oi Fer!!!
    Ficaram bem lindinhos… E quanto às quantidades, eu já reparei que às vezes as quantidades estão um pouco estranhas e desproporcionadas. Não que eu seja nenhuma entendida em culinária mas, há coisas que realmente não batem certo. Já reparou no bolo com cranberries que postei esta semana? A receita original pedia 1/4 de copo de açúcar para 1 1/2 de farinha. Claro que resultou num bolo pouco doce. Eu quis seguir a receita à risca e nem pensei na altura nesta desproporção mas, depois de provar vi que realmente podia ficar melhor. E eu nem gosto de coisas muito doces. Quanto ao cormeal, depois de ver as suas receitas ando com vontade de experimentar. Talvez com a polenta, né? Ando curiosa com o sabor dos bolinhos com cormeal! :o)
    Beijos! :o)

  5. Fernada,
    que idéia bacana! Muito bonitos os seus muffins!
    Me tira uma dúvida? Quando você coloca a massa na forminha, o quanto você enche? Até a boca, 2/3?
    Bjs bjs

  6. Fer,
    Eu fico facinado com essas estorias de Robos colhenso frutas… Nessas horas que vejo que US esta’ bem a frente em termos de maquinario agricola. Tomara que o Brasil chegue la um dia ja que tem tanta terra que pode-se plantar o ano todo e o mundo passando essa crise de fome.
    Abracos

  7. Aconteceu-me o mesmo com os últimos muffins que fiz. Eu tinha a certeza que a consistência tinha ficado diferente por causa do tamanho, mas este post fez-me repensar. Será que foi por ter feito meia receita?…
    Beijo *

  8. Fer, gostei do post, e seus muffins estao lindinhos!!
    Imagino q nao cresceram muito devido ao cornmeal – existem cornmeal mais grosso e mais fino, e quanto menos processado for mais grosso eh, o q causa a receita a ficar um pouco mais “densa”. Nao sei se eh o seu caso, mas eu aprendi isso pois sempre compro o mais natural possivel e notei a diferenca nas minhas receitas.
    Adoooro cerejas frescas (mas aquelas de bolo… argh!), comprei essa semana aqui, bom demais, ne!!
    Beijos!
    Ana

  9. HAHAHA tô morrendo de rir com o ovo da Felizberta :O) você é ótima!
    E seus muffins estão lindíssimos, nem precisa falar que não cresceram, ninguém ia perceber :O)
    Aqui em SP, cerejas só na época do Natal :o( acho que vou tentar com ameixas, hehe.
    Beijos pra você!

  10. Fer, ainda assim eles ficaram com uma carinha ótima. Eu AMO cerejas e as da Califórnia são extra boas! Mudando de assunto, será que você poderia me enviar o teu email? Eu, finalmente, reuni todas as informações sobre os orgânicos. O problema é que eu, desastrosa do jeito que sou, devo ter envado para o email de outra pessoa!!
    bjs

  11. Olá Fernanda, há muito acompanho suas aventuras. Adoro suas fotos, e achei tão lindos os seus muffins, se vc não contasse que eles não cresceram nem ia perceber. Sou apaixonada pela cozinha e me inspiro nas suas receitas, tenho vontade de ter um blog culinário. um dia… Beijos e até mais.

  12. Fiquei feliz quando vi este post, porque estou fazendo muffins para vender para ajudar na crise daqui de casa e esta idéia é nova e parece bem gostosa…não sei se acho cerejas em natura por aqui e são muito caras, mas vou tentar pensar em algo para substituir…alguma sugestão?
    Beijos

Deixe a sua pitada: