mousse de caramelo com laranja

caramel_mousse_oranges.jpg

Fiz essa receita já há algumas semanas, mas como ela foi um total fracasso com a crítica, que declarou resolutamente—ficou muito doce!—e não comeu nem mais uma colherada, perdi o entusiasmo de publicá-la. Apesar de ter uma grave intolerância com coisas super doces, eu comi o mousse sem me contorcer, então concluí que a critica exagerou e se precipitou condenando a receita ao ostracismo.
Ela saiu da edição de abril da Martha Stewart Living, com um nome mais chique e acompanhada de uns biscoitinhos. Eu simplifiquei tudo, do meu jeitão, indo diretamente ao que me interessava. A MS usou vários tipos de cítricos, eu usei somente laranja, então ficou simplesmente Mousse de caramelo com laranja.
Voilá.
1/4 xícara, mais 2 colheres de sopa de água gelada
1 colher de chá de gelatina em pó
1 xícara de acúcar
2 colheres de sopa de light corn syrup – karo light
2 1/2 colheres de sopa de manteiga sem sal em temperatura ambiente
1 3/4 de creme de leite fresco
1/2 xícara de crème fraiche
*se não tiver creme fraiche, use somente creme de leite, totalizando 2 xícaras e 1/4 de creme
Uma pitada de sal
Dissolva a gelatina em 2 colheres de sopa de água gelada. Reserve. Numa panela, coloque o acúcar, o corn syrup e o restante 1/4 xícara de água e leve ao fogo, mexendo sempre em fogo médio, até o acúcar dissolver. Continue mexendo até a mistura ficar cor de ambar escuro, mais ou menos 12 minutos.
Remova a panela do fogo. Coloque na pia a adicione com cuidado a manteiga em cubinhos, batendo sempre com o batedor de arame, até a manteiga dissolver—cuidado, pois o açúcar borbulha e espirra. Adicione 1/4 xícara de creme de leite e 1/4 de creme fraiche [ou 1/2 xícara só de creme de leite]. Bata bem. Adicione a gelatina misturada na água, mexa para incorporar. Deixe esfriar completamente.
Enquanto o caramelo esfria, coloque na batedeira o resto do creme de leite/creme fraiche [ou só o creme de leite] e bata ate formar picos firmes. Coloque o caramelo gentilmente no creme batido, cubra e refrigere por uns 10 minutos.
Corte as laranjas em cubinhos e coloque em taças ou copos. Uma camada de laranja, outra do mousse de caramelo, outra de laranja. Leve à geladeira por um hora. Sirva.

10 comentários sobre “mousse de caramelo com laranja”

  1. Fer, e se você substituir uma parte do creme de leite por iogurte integral?
    Talvez o resultado final não fique tão doce…
    Eu fiquei com água na boca e deverei testar assim. No lugar da gelatina devo usar agar-agar.
    Quando fizer, te ocnto o resultado!
    Beijos!

  2. Se ficou boa eu não sei, mas ficou linda!
    Vou aproveitar essa receita e perguntar uma coisinha que anda a deixar-me maluca… Tem algum substituto para o corn syrup? É que aqui em Portugal não existe isso – nem a alternativa brasileira sugerida – e eu tenho inúmeras receitas que levam esse ingrediente e que não consigo fazer… Será que há um substituto?
    Beijão *

  3. Adoro seu blog,outro dia encontrei ele pelo Rainhas do Lar e confesso que sempre que posso dou uma passadinha por aqui!!!Tbem concordo com os comentarios anteriores.
    Vou testar essa receitinha,mas vou trocar a glucose de milho pela transparente que se usa pra pasta americana pque tenho um balde aqui em casa e nunca sei em que usar!!!Depois digo como ficou!!
    Adoro suas fotinhas!!;)
    Beijin Julia (Ilhas Canarias)

  4. Temos um problema! Se é tão “intolerante” com o doce, será que vai perder a oportunidade de exprimentar alguns dos maravilhosos e doces conventuais portugueses? riso…
    beijinhos

  5. A receita parece-me bem, excelente combinação da fruta com o doce. Contudo, se disse que estava doce demais, para os pouco gulosos é uma boa dica para diminuir o açúcar, né? Mas eu era menina para comer uma tacinha e usar um desses guardanapos liiiindooos! :o)
    Beijo

Deixe a sua pitada: