lemon squares

lemon_bars_s.jpg

Receita da Everyday Food, para tentar gastar meus limões, pois ainda tenho muitos na árvore. Quando eu digo limão é sempre o amarelo. Essas lemon squares são fáceis de fazer e ficam, hmmmm, deliciosamente cítricas.

Lemon squares
Faça a massa, colocando no processador:
3/4 xícara de farinha
1/3 de açúcar de confeiteiro
1/4 xícara de amido de milho, maizena
1/4 colher de chá de sal
1/2 xícara [1 tablete–113gr] de manteiga sem sal cortada em cubinhos

Bata todos os ingredientes secos, junte a manteiga e pulse até obter uma farofa grossa. Pressione essa farofa no fundo de uma forma quadrada e funda, untada com manteiga e forrada com papel vegetal—use uma folha maior que a forma, que vai ajudar a desenformar o doce depois de pronto. Ponha na geladeira por 15 minutos. Então asse em forno pré-aquecido em 350ºF/176ºC por 20 minutos, até a massa ficar ligeiramente dourada. Enquanto assa a massa, faça o recheio.

Na batedeira coloque 4 ovos grandes e bata até formar um creme. Adicione 1 xícara de açúcar, 2/3 xícara de suco de limão, 1/4 xícara de farinha de trigo, 1/2 colher de chá de fermento em pó e 1/2 colher de chá de sal. Bata bem. *eu acrescentei também as raspas da casca de um limão.

Retire a massa do forno, deixe esfriar u pouco e então coloque o recheio. Abaixe a temperatura do forno para 325ºF/162ºC e asse a torta por mais 20 minutos, até o recheio ficar firme e levemente dourado. Retire do forno, deixe esfriar e depois coloque na geladeira por pelo menos uma hora. Desenforme, puxando os lados do papel vegetal. Coloque num prato e corte em quadradinhos. Pode polvilhar açúcar de confeiteiro por cima, mas eu não fiz. Dá 16 quadradinhos.

8 thoughts on “lemon squares”

  1. Ah Fer..Que delicia!!
    O vizinho da eskina mudou-se e em frente a casa vazia tem uma arvore carregadissima de lemons grandoes e madurinhos. E o KC NAO PEGA PRA MIM:(( E eu nao alcanco..hehe..
    vou te falar, vida de baixinha viu?? hehe
    Bjs
    Bri

  2. hummm, delícia de coisinhas cítricas… limão com essas massinhas gordurentas de manteiga ficam um primor! Já pra lista de experimentações…
    beijocas da Foca

  3. O nome me chamou a atenção e qdo vi a receita, me levou à minha infânia…
    Lembro de um livrinho de receitas, da margarina claybon, que minha mãe tinha e que ganhou re troca de embalagens da margarina pelo livrinho… a dita receita é chamada de ‘barrinhas de limão’, quasiquasi esta, pena que o livrinho já escafedeu-se, mas eu ainda tenho a receita anotada no meu primeiro caderninho de receitas…
    Adorei relembrar, vou fazer também!
    Beijinhos,

Deixe a sua pitada: