bolo [clássico] de banana

bolinho_banana_dorie_as.jpg
bolinho_banana_dorie_s.jpg

Receita da Dorie Greenspan publicada no Seroius Eats. Um dos melhores bolinhos que já comi. Não coloquei o chocolate, mas me arrependi.
Classic Banana Cake [em versão pequena]
1 1/2 xícara de farinha dee trigo
1 colher de chá de fermento em pó
1/4 colher de chá de sal
1 tablete (4 oz/ 113 g/ 1/2 xícara) de manteiga sem sal em temperatura ambiente
1 xícara de açúcar
1 colher de chá de puro extrato de baunilha
1 ovo grande em temperatura ambiente
2 bananas bem maduras amassadas – 3/4 xícara
1/2 xícara de sour cream ou iogurte natural
3 oz/85g de chocolate em pedacinhos *opcional
Pré-aqueça o forno em 350°F/ 176ºC e coloque a grade no meio do forno. Unte 12 forminhas de muffin com bastante manteiga e reserve.
Numa vasilha misture com o batedor de arame a farinha, o fermento e o sal. Reserve.
Coloque o acessório de pá na batedeira e bata a manteiga até formar um creme. Acrescente o açúcar e bata em velocidade média até ficar cremoso. Adicione a baunilha e o ovo, continue batendo. Baixe a velocidade e acrescente a banana amassada—a mistura vai talhar, mas sem pânico, siga em frente. Adicione o sour crem ou iogurte e a mistura de farinha alternadamente. Bata até ficar uma mistura bem lisa. Se for colocar o chocolate, adicione e misture manualmente. Distribua a mistura entre as 12 forminhas e asse por uns 30 minutos, ou até que a massa esteja firme. Deixe esfriar numa grade.
Esses bolinhos devem ser guardados em container com tampa e deixados em temperatura ambiente por até 3 dias. Congelados eles podem ser guardados por até 2 meses.
Para fazer numa forma grande, tipo Bundt, dobre os ingredientes e asse por 70 minutos.

12 comentários sobre “bolo [clássico] de banana”

  1. Delicioso o bolinho. Sairam do forno agora, ficaram perfeitos. Mas como cada um inventa a sua, vou acrescentar um pouco de ameixa na próxima vez. Ou talvez experimentar a receita com ameixa.

  2. Acabei de faze-los (com chocolate), marido nao esperou esfriarem direito e ja devorou dois. Um absoluto sucesso, com cha de jasmin e um livro bom de ler. Obrigada, Fer.
    Amanha e dia do Brandane de Bacalhau… depois reporto os resultados.
    Boa Pascoa!

  3. Fiz esses bolos ontem a noite – com chocolate, of course… 🙂
    ficaram uma delicia – vou levar para o lab hoje e tenho certeza que os graduate students vao adorar!
    Obrigada pela dica!

  4. Fer,eu não colocaria o chocolate,gosto tanto de bolo de banana,acho um sabor tão marcante,que nada poderia interferir neste gosto,eu faço um onde amasso uma das bananas e a outra pico em pedaços pequenos,fica divinal,vou testar esta ai,beijo!

Deixe a sua pitada: