Tosca cake

tosca_cake_s.jpg

Achei essa receita no Nordic Recipe Archive e ela estava guardada há um tempo. Tive a oportunidade perfeita para finalmente faze-lo quando combinei um chá das cinco com meus amigos. Fiz também a pissaladière, que já figurou aqui em outros carnavais. O chá foi um simples Earl Grey, com leite para quem quis leite e açúcar para quem quis açúcar. O bolo ficou bom, mas só na hora de traduzir a receita que eu percebi que troquei o mililitro pelo grama durante a leitura. Segundo o Uriel, eu simplesmente DOBREI a quantidade de farinha e por isso o bolo ficou mais massudo do que deveria. Ele me mandou comprar uma lupa para ler receitas. Acho que vou seguir esse conselho, porque assim não dá pra continuar…
Tosca cake
3 ovos grandes
200 ml de açúcar
300 ml farinha de trigo
1 colher de chá de fermento em pó
2 colher de chá de açúcar baunilhado
3 colheres de sopa de leite ou crème de leite fresco
150 gr de manteiga
Para a cobertura de amêndoa:
100 gr de manteiga
2 colheres de sopa de leite
6 colheres de sopa de açúcar
1 colher de chá de açúcar baunilhado
2 colheres de sopa de farinha de trigo
200 ml de amêndoas em fatias
Massa: derreta a manteiga e deixe esfriar. Numa outra vasilha peneire a farinha, o fermento e o açúcar de baunilha. Bata o açúcar com os ovos até obter um crème. Incorpore a mistura de farinha, alternando com o leite e a manteiga derretida. Misture gentilmente com uma espátula e coloque numa forma redonda larga e rasa untada. Asse em forno pré-aquecido em 175 °C/ 350ºF por 20 ou 30 minutos, até o bolo estar quase cozido e com a superfície ligeiramente dourada. Suba a temperatura do forno para 200 °C/400ªF e prepare a cobertura.
Cobertura: numa panela derreta a manteiga, adicione o leite, os açúcares, a farinha e as amêndoas. Misture bem e leve ao fogo, mexendo sempre até engrossar ligeiramente. Cuidado para não cozinhar demais. Despeje a cobertura sobre o bolo e asse por mais dez minutos. Retire do forno, deixe esfriar, transfira para uma grade e depois para um prato.

11 comentários sobre “Tosca cake”

  1. Oi, Fernanda, achei essa receita de dar água na boca e fiquei com muita vontade de fazer, mas não sei como transformo ml de farinha e açucar em grama… como faço???
    Obrigada!!!
    Renata

  2. Oi Fer,
    Semana passada fiz o bolo de sour cream. Bem macio, ótimo pro chá, café. Tb usei o lemon curd no bolo, mas vacilei aqui…esqueci da baunilha e ficou bem mais azedo do que queria.
    Fiquei instigadíssima com esse bolo aí.
    Bjs.

  3. Adoro este tipo de bolo com amêndoa. Hei-de experimentar esta receita! Faltam-me só as amêndoas! :o)
    Quanto à distracção Fer, de vez em quando também me acontece. A semana passada uma senhora da minha empresa (espécie de governanta das casas) pediu-me para fazer um bolinho pois iria haver uma reunião com o “big boss” e era feriado cá, pelo que as pastelarias não tinham nada fresco. Decidi fazer um bolinho simples, com cenoura. Não é que quando o tirei do forno, me lembrei que não tinha posto gotinha de gordura? Resultado: podia ter ficado um pouco mais macio…:o(
    Beijo

  4. Oi Fer! Semana passada eu estava procurando uma torta de amendoas pra fazer. Pena que as amendoas acabaram… em muffins!!!
    Aproveitando a ocasiao…
    Qual a marca de maple syrup voce indicaria pra eu comprar? Nos supermercados do Rio nao se encontra. To pensando em comprar no amazon.com. O que voce sugere?

Deixe a sua pitada: