tortinhas de alho-poró & queijo

tortinhas_alhoporo_s.jpg

No próximo Natal eu vou pedir encarecidamente aos meus convidados que não tragam NENHUM queijo e NENHUM vinho, pois ainda estou lidando com o surplus desses ingredientes. O vinho tudo bem, fica descansando. Mas queijo não tem vida tão longa. Ainda tenho queijos do Natal na geladeira—lord have mercy! Gastei metade de um deles, um double cream francês com um sabor de manteiga, fazendo essas tortinhas de queijo e alho-poró.
Refogue um talo de alho-poró picadinho numa colher de manteiga. Tempere com sal e pimenta do reino branca moída. Acrescente 1/2 xícara de leite, deixe ferver. Abaixe o fogo e acrescente o queijo cremoso em pedacinhos—use qualquer queijo com consistência cremosa. Deixe derreter, tire do fogo e reserve. Eu usei massa pronta, mas se você tiver tempo e disposição pode fazer uma massinha caseira. Forre os ramequins com a massa, encha com o recheio e cubra com massa se quiser, pode não cobrir e fazer mini-quiches. Asse em forno médio até que a massa esteja dourada. Sirva com uma salada de folhas verdes.

9 thoughts on “tortinhas de alho-poró & queijo”

  1. Oi, Fernanda! Você tem adivinhado meus pensamentos! Nossa, assim só me resta comentar sempre… ;o)
    Vou fazer uma festinha aqui em casa no sábado e estou decidindo o cardápio. Queria umas tortinhas pequeninas, fáceis e vegetarianas. Já viu, né?! Vou aproveitar a sua receita e fazer com uma variedade maior, já que a base é bem versátil.
    Como não podia deixar de ser, uma pergunta: qual massa pronta que vc usa? No meu supermercado eu só acho massa folhada, ou filo, ou então tipo de quiche, fininha, parecida com a sua, só que ela é meio adocicada (tipo pillsbury, numa caixinha vermelha, acho que pra torta de maçã). Acabo sempre fazendo a minha from scratch, mas quando preciso de quantidade fica meio complicado… Qual a massa que vc usa?
    Beijos,
    Renata.

  2. Fer:
    Você deixa a gente com água na boca. E ainda reclama de ter tanto queijo, manda pra mim…
    Essa coisa bonita aí deve ter ficado o máximo.
    E como já li o post dos brócolis, vc poderia acrescentar um pouquinho junto com o alho poró.
    Tsc, tsc,….eta gente palpiteira palpiteira.
    Um abração pra você.

Deixe a sua pitada: