torta de maçã [fácil]

torta_macas_facil-s.jpg

Pega lá umas seis maçãs—eu usei as verdinhas ácidas Granny Smith orgânicas. Descasca e corta essas maçãs em fatias grossas. Pega lá uma frigideira de 22 cm / 9 inch que possa ir ao forno. Põe no fogo médio. Pega lá uma colher de manteiga e coloca pra derreter na frigideira. Quando derretida, coloca as fatias grossas das maçãs em círculo, até acabar. Deixa cozinhar um minuto. Pega lá um açúcar legal—eu usei um baunilhado que eu mesma faço com as favas secas, e sapeca sobre as maçãs. Como eu usei maçãs bem ácidas, coloquei mais açúcar, mas se usar maçãs doces não coloque muito, só o suficiente para caramelizar. Deixe cozinhar por uns 5 ou 6 minutos, até o açúcar começar a ficar dourado. Pega lá qualquer massa pronta para torta, porque estamos sem tempo. Mas se o tempo pra você abunda, faça uma massa caseira ao seu gosto. Corte a massa num circulo de 22 cm / 9 inch e cubra as maçãs na frigideira. Ajeite bem a massa na borda, para ficar bem firme. Deixe cozinhar no fogo mais uns 3 minutos e então coloque no forno pré-aquecido em 375ºF/ 190ºC. Asse por 30 minutos. Retire do forno, deixe esfriar por uns minutos. Só então vire a torta num prato. Sirva morna ou fria, au naturel ou com sorvete ou chantily ou creme de leite. Para mim uma fatia simples, por favor.

18 comentários sobre “torta de maçã [fácil]”

  1. Fer,
    Fiz hoje de sobremesa e ficou nota dez! Tudo muito prático: massa folhada pronta, purê de maçã, maçã cortadinha e por cima canela e açucar! 1,000 thanks
    beijos e bom final de semana
    Karla

  2. Fê,
    Não tenho comentado mas acompanho este seu blog há muito tempo e já esprimentei várias sugestões suas. Foi a Meg (do sub rosa) que me falou primeiro de vc, e desde aí que venho acompanhando suas receitas óptimas. É um dos melhores espaços de culinária que eu conheço na net. Parabéns. Tenho desleixado muito o meu Pasteis de Nada por falta de tempo mas quero ver se recomeço a dar-lhe mais atenção em breve.
    A esta tarte de maçã eu chamo Tarte Tatin e faço muitas vezes porque é prática e muito boa. Às vezes junto-lhe umas nozes e também canela, que ligam muito bem com o sabor da maçã. Só uma dica: quando vai ao forno convém fazer uma “chaminé” na massa(um buraco em que se mete um rolinho de papel, para não fechar) para deixar sair o vapor e não rebentar.
    Um beijinho
    Ana

  3. Delícia….difícil aqui no Brasil, uma frigideira que possa ir ao forno, mas nada que uma assadeira mesmo não resolva.
    Além do mais, imaginei e acho que vou fazer com uma massa folhada pronta.
    E quem sabe jogar umas passas. Que tal ?
    beijos pra você.

  4. Oi, querida! Só para te dizer que ontem fiz de almoço a sopa de cebola que colocaste aqui dia desses (a de 10 minutos) e ficou uma delícia. Eu tinha feito um pão de milho na noite anterior que casou perfeitamente com ela. Um beijo

Deixe a sua pitada: