bolo de polenta & laranja

orange_cornmeal_cake_s.jpg

Um bolinho deveras interessante, direto do Everyday Food, da Martha S. Gostei da massa levar cornmeal e azeite.
1/2 xícara de azeite
2 ovos grandes, de preferência da galinha feliz
1 xícara de açúcar, mais 1/3 xícara para polvilhar *usei o demerara
1/2 xícara de suco de laranja ou vinho branco seco * usei laranja
1 1/4 xícara de farinha de trigo
1/2 xícara de cornmeal amarela
2 colheres de chá de fermento em pó
1 colher de chá de sal
Raspas da casca de uma laranja
Gomos de laranja para enfeitar – opcional
Pré-aqueça o forno em 375°F/190ºC. Unte uma forma redonda de 20 cm/8″ com azeite. Corte papel parchment e coloque no fundo da forma. Unte o papel com azeite. Reserve.
Na batedeira misture o azeite, os ovos, o açúcar e o suco de laranja ou vinho. Bata bem e acrescente a farinha, o cornmeal, as raspas de laranja, o fermento e o sal. Misture gentilmente.
Coloque a massa na forma previamente untada, salpique com o 1/3 xícara de açúcar e coloque no forno pré-aquecido. Asse por 35-40 minutos.
Retire do forno e deixe esfriar na forma por 20 minutos. Retire da forma e coloque numa grade, até que o bolo esteja completamente frio. Coloque num prato, decore se quiser e sirva.

8 comentários sobre “bolo de polenta & laranja”

  1. Já repeti a receita algumas vezes. Rápido para fazer e também assa depressa, é preciso ter cuidado para não tostar demais. Apenas não salpiquei o açúcar. Quando tive muitas bananas, coloquei fatias por cima antes de assar e também ficou bom.

  2. Adoro este bolinhos simples. Para mim, findi, é sinónimo de uma coisa doce! :o) Este bolo, experimento um dia destes. E Fer, só hoje andei a descobrir o seu dicionário! Que máximo!! Encontrei 2 ou 3 ingredientes que estava na dúvida, depois de ter consultado alguns blogues em inglês e que o meu pequeno dicionário de secretária não tinha conseguido elucidar-me! Obrigada!
    Beijo

  3. Acho que vou experimentar!
    Mas o que é papel parchment?
    Ele é necessário mesmo, dada a consistência da massa ou dá pra untar e farinhar a fôrma?
    Bjs!

Deixe a sua pitada: