mais feijão

salada_feijao_quente_s.jpg

Feijão é uma delicia! Eu gosto de todos os tipos, servidos em pratos frios ou quentes, temperados de todas as maneiras, mas até sem tempero o feijão é gostoso, carnudo e substancioso. Eu gosto especialmente de cozinhar os feijões e servir de maneira simples, ainda quente, como se fosse uma salada.

Para essa receita eu usei os cranberry beans, que deixei de molho na água de um dia para o outro. Cozinhei na panela de terracota em fogo baixo por mais ou menos uma hora. Os grãos devem ficar tenros, mas não podem desmanchar. Removi os grãos da panela com uma escumadeira e temperei com sal, pimenta do reino moída, um pingo de vinagre de laranja, bastante azeite e ervas frescas. Gosto da salsinha fresca no feijão, mas como só tinha coentro, foi coentro mesmo, que eu também adoro.

Você pode cozinhar o feijão com um raminho de sálvia, ou um raminho de alecrim, ou folhas de louro. Também pode jogar lá na água uns dentes de alho. Só não pode colocar sal. Depois de cozido os feijões podem ser temperados com qualquer outro tipo de erva fresca ou seca. Feijões são gentis e dóceis, além de naturalmente ultra-saborosos.

12 comentários sobre “mais feijão”

  1. OLHA, QUANTA SAUDADE … NO COLÉGIO ONDE ESTUDEI, O FEIJÃO ERA SERVIDO EM SOPEIRA DE AÇO, INDIVIDUAL PARA CADA MESA DE 4 ALUNAS. ERA ASSIM QUE O TOMÁVAMOS. A DIRETORA ERA MUY SOFISTICADA.
    BONS TEMPOS O DO FEIJÃO À MESA,COMO SE FOSSE SOPA.
    EU MORO NO MATO, NA SELVA, E POR AQUI NÃO EXISTE NADA, NADINHA PARA SE COMPRAR. EU GOSTARIA MUITO DE SABER O QUE É O CRANBERRY BEANS.AQUI SÓ EXISTE FEIJÃO OU FEIJÃO.
    VIVI POR SEIS ANOS NA EUROPA, LÁ É LEGAL, O FEIJÃO É EM LATA, DE VÁRIOS TIPOS, DE UMA QUALIDADE FORMIDÁVEL.
    PARABÉNS POR SUA RECEITA E PELA LINDA FOTO.

  2. quem gosta de feijao, levanta a mao:)) Presente!! AMOOOOO:))
    Fer, por que nao pode por sal qdo cozinha?? Nos cozinhamos ja com sal. Fica bom:)) Sera que perde as properties??
    Bjs
    Bri

  3. OiFer:
    Também gosto de todo tipo de feijão e qualquer comida que o leve.
    Minha tia-avó fazia uma torta doce com feijão. Era uma camada de massa embaixo e depois uma pasta de feijão com açucar e mais alguma coisa que mãosei o que possa ser, mas que dava um sabor muito bom.
    Ela já é bem velhinha, mas quando encontrá-la vou me lembrar de pedir a receita.
    Abração da Ana

  4. Eu tbem adoro feijao Fer! Purinho, cozidinho e com tempero simplesinho!
    Um dos q mais gosto eh o feijao branco, acho taaao cremoso!
    Eh como vc disse, feijao eh mesmo ultra-saboroso!
    Ana

  5. Feijão todos os dias, não pode faltar na nossa mesa. Gosto muito do feijão Jalo, dá pra fazer uns pratos bem gostosos. Prefiro o feijão quentinho bem temperado. Gostei das ervas que usou, geralmente só uso louro.
    Bjs!

  6. sou do tipo convencional [e de aquário] então não gosto muito de experiências. levei 30 anos prá comer pizza fora de casa – juro! – e só aprendi a comer outras “cores” de feijão há pouco tempo. quando a gente almoçava no restaurante do sesc – serviço social do comércio – eu tive que aprender porque é “comida de trabalhador”, então não é muito variada, mas é simples, caseira e tem bastante salada. quando tinha a salada de feijão branco eu sempre comia e achava ótimo. o saborzinho de vinagre no feijão era muuuito bom! agora que a Nahzica tá na praia aproveito prá comer tudo que eu gosto [hortifruti] e que a minha Ditadora! filha não “me deixa”… §:^P

  7. Engraçado, estava a preparar uma publicação de uma receita de feijoada, e lembrei-me do “tratamento” que a minha mãe me aplicou para eu passar a gostar de feijão, no fundo eu só não sabia que gostava, pois desde esse dia que o provei pela primeira vez eu passei a gostar mesmo muito de feijão.
    Beijocas

Deixe a sua pitada: