Fereni

fereni_s.jpg

Vi essa receita de origem persa no caderno Comida da Folha de São Paulo que é aberta à plebe—não assinantes, como eu. Achei super interessante e, principalmente, fácil. Não entendi bem o que é o creme de arroz, se é um preparado tipo para mingau, então substituí pela farinha de arroz. Para ficar chiquezinho e coloridinho como o da foto do jornal, usei Grenadine, um xarope de romã usado em cocktails. Não achamos o fino da bossa, mas é bem gostosinho.
250 g de açúcar
40 ml de água de rosas
250 g de creme de arroz * usei farinha de arroz
1 litro de leite integral
Pistache picado
Pétalas de rosa para decorar *não usei
Misture o leite com a farinha de arroz e leve ao fogo médio, mexendo sempre com um batedor de arame ou uma colher de pau. Acrescente o açúcar e continue mexendo. Quando começar a engrossar, acrescente a água de rosas e cozinhe por mais uns minutos. Retire do fogo. Coloque um pouco de Grenadine no fundo de copinhos de vidro, acrescente o creme, decore com pistaches picados e leve à geladeira. Sirva frio.

6 comentários sobre “Fereni”

  1. Outro dia fui no mercado e achei esse tal “creme de arroz” que nada mais é do que o amido do arroz, serve para fazer mingau, assim como a maisena e afins.
    Entretanto, acredito que “creme de arroz” é o nome fantasia/marca registrada de alguma empresa, pois estava assim na caixa do produto. Só para complementar o que a Mariliafig disse.

  2. Que delícia Fer….sabe que estou lendo um livro que fala sobre a culinária turco-otomana e tinha uma receitinha bem parecida…claro que a origem era persa….fantástica.
    Bjs e bom domingo para ti.

Deixe a sua pitada: