croxetti com molho de nozes

croxeti_pesto_walnut4s.jpg
croxeti_pasta1_s.jpg
croxeti_pasta4_s.jpg

O Edu apelidou o empório Santa Luzia em São Paulo de sex-shop e eu concordo plenamente com o cognome, mesmo sem nem conhecer o lugar. Não querendo ser uma imitonilda invejozinha, mas vou ter que contar que também tenho o meu sex-shop, que freqüento uma vez por mês. O meu chama-se Corti Brothers e fica em Sacramento. Lá se pode encontrar absolutamente de tudo. Darrell Corti, o atual proprietário e filho de um dos irmãos que abriram o negócio juntos em 1947, é considerado pelo editor da revista Saveur como o cara que mais entende de comida e vinho, como nenhum outro no mundo. Isso já diz tudo sobre o meu fabuloso e excitante sex-shop—pisc!
Talvez por causa da ascendência de Darrell Corti, os produtos italianos abocanham um espaço bem influente dentro do supermercado. A seção das massas de macarrão é um bom exemplo. É um corredor inteiro dedicado às pastas, das artesanais às industriais, das simples às sofisticadas, as tradicionais e as modernas, de todos os preços, mais da metade delas importadas da Itália. Eu fico lá, naquele imenso corredor, andando pra lá e pra cá completamente atordoada. Minha famosa librianice fica atacada quando estou no Corti Brothers, porque simplesmente não sei o que escolher com tantas opções e variedades.
Desta vez trouxe um estoque de pasta que vai durar um tempo. A primeira, que não dava para esperar pra preparar, foi a croxetti, uma massa artesanal típica da Liguria, no norte da Itália. É recomendado que ela seja servida com pesto. Mas no pacote tinha uma receita de molho de nozes, que foi o que eu decidi fazer. Ficou bem interessante. A pasta parece uma hóstia grossa e cozinha bem rápido. Achei bem leve. O molho também ficou incrivelmente delicado. Eu preferiria que tivesse ficado mais cremoso e menos pedaçudo. Se fizer outra vez vou colocar um pouco mais de azeite e de creme e vou bater tudo junto no processador.
molho de nozes – walnut sauce
Coloque 2 xícaras de nozes numa vasilha e encha com água fervendo. Deixe descansar por 3 minutos. Escorra e moa as nozes no processador. Acrescente 4 colheres de sopa de azeite, 2 colheres de sopa de creme de leite fresco [heavy cream]. Tempere com sal e pimenta do reino moída a gosto. Misture bem e tempere o macarrão cozido com esse molho, misturando bem para incorporar. Sirva com bastante queijo parmigiano peggiano ralado na hora.

11 comentários sobre “croxetti com molho de nozes”

  1. Ola’, leio sempre o seu blog, porem e’ a primeira vez que escrevo. Minha sugestao para o molho de nozes e’ acrescentar gorgonzola doce, casa muito bem com a receita. Se nao encontra-lo, pode ser o picante, mas em menor quantidade. E’ um prazer enorme ler o que voce escreve. Abracos,
    Maria

  2. Também tenho os meus sex shop… ;-D Para mim, é um supermercado asiático dos arredores de Lisboa. E também os hipermercados Continente que têm mesmo de tudo.
    Não conhecia essa massa. Parece óptima!

  3. Fer, que massa mais delicada! Lembro que na Alemanha ,mais precisamente em Schwaben, ainda se faz uns biscoitos usando formas muito antigas e super esculpidas com motivos florais, borboletas, etc..que dá até pena de comer,os “Springerle”. Quando voltei me animei a trazer algumas destas formas mas nunca me encorajei a fazê-los devido a enorme quantidade de micro detalhes e o marido surrupiou para usar no atelier, esta tua massa me lembrou destas bolachas,beijo!

  4. Fer:
    Como não pensar em hóstias ao ver as fotos ????
    Até imaginei que vc iria contar algum “pecado” que cometeu com as ditas cujas. Mas aí, seria pecado da gula né !!!!
    E ficou tão bonito !!!
    Nunca ouvi sequer o nome.
    beijos,da Ana.

  5. Fer, eu mandei um email (estimulado pela minha esposa)pro sex-shop reclamando de umas peras que não estavam boas e explicando o porque do sex-shop. A gerente me ligou dizendo que gostou muito e que chegou a dizer pro funcionário que era “broxante” indicar produtos de pouca qualidade! (Rs, rs, rs1)
    Agora, o teu sex-shop também não é de se jogar fora !
    E consegui vagas no jantar persa do Carlota. Vou reproduzir tudo pois a Carla dará uma apostila com todas as receitas da noite>

Deixe a sua pitada: