bolinhos de chocolate
[com pêssego & damasco]

chocolate_peach-apricot_ck.jpg

Receita do How to Be a Domestic Goddess, da Nigella Lawson, originalmente chamado de Chocolate Cherry Cupcakes, mas como eu fiz com geléia de peach-apricot, virou Chocolate Peach-Apricot Cupcakes. Ela usa a morello cherry preserve e aconselha diminuir a quantidade de açúcar caso se use uma geléia de qualidade inferior. Assumindo que a minha geléia de pêssegos e damascos poderia não ser tão sofisticada quanto a da Nigella, eu fui logo diminuindo a quantidade de açúcar de 1/2 xícara, para 1/4 xícara. Mesmo assim achei que ficou um pouco doce pro meu gosto. Se um dia eu fizer esses cupcakes novamente, vou eliminar totalmente o açúcar.

Fiquei com medo de encher totalmente as forminhas e fazer cupcakes mushrooms, e acabei não enchendo o suficiente. Deram mais bolinhos, mas eles ficaram meio baixolas. Sempre um erro de tática, levando ao acréscimo da feiura nos resultados. Mas tudo bem.

No livro, os cupcakes têm uma cobertura feita com creme de leite fresco e chocolate amargo, mas eu achei melhor pular essa parte, já que vou levar os bolinhos para os meus colegas no trabalho e cobertura melequenta não combina com container e bicicleta.

1/2 xícara – 4 oz – 113gr de manteiga sem sal
1/2 xícara – 4 oz – 113gr de chocolate meio amargo em pedaços
1 1/2 xícara de geléia de cereja – usei de pêssego e damasco
1/2 xícara de açúcar – usei 1/4, mas poderia eliminar esse item
Uma pitada de sal
2 ovos grandes batidos
1 xícara de farinha com fermento – como não uso esse produto, acrescentei 1 colher de chá de fermento em pó à farinha

Pré-aqueça o forno em 350ºF/ 176ºC.Coloque a manteiga numa panela de fundo grosso e leve ao fogo médio. Quando a manteiga estiver quase totalmente derretida, acrescente o chocolate picado e mexa uns minutos até ele derreter quase totalmente. Remova do fogo, continue mexendo até ficar um creme bem liso. Transfira para uma vasilha, acrescente os ovos, a geléia, o açúcar e o sal. Misture bem, com um batedor ou colher de pau. Acrescente a farinha e fermento e incorpore bem. Divida a massa entre doze forminhas de muffins e asse por 25 minutos. Deixe esfriar, transfira para uma grade.

Se for fazer a cobertura, derreta mais 113gr de chocolate meio amargo numa panela, acrescente 1/2 xícara mais 1 colher de sopa de creme de leite fresco [heavy cream], continue batendo até levantar fervura, retire do fogo e continue batendo até ficar um creme grosso. Decore os bolinhos e coloque uma cereja em calda no topo de cada um.

10 comentários em “bolinhos de chocolate
[com pêssego & damasco]”

  1. lindos os teus bolinhos Fer, andei pisando demais na jaca durante a viagem e extrapolei nas comilanças ,agora devo dar uma pausa(forçada) das doçuras,beijo!

  2. Fer, passei só para dizer que fiz a receita do frango com molho de alcachofras. Menina, o que é aquilo? Ficou maravilhoso! E fácil demais de fazer. Vai direto para a lista dos preferidos 😛
    Beijos, Lud

  3. Fer, sei que ando sumida daqui mas saiba que não deixo de ler e blog diariamnte. As coisas andam bem corridas para mim e nem sempre é possível comentar em todos blogs legais.
    O bacana é ver que seu capricho aparece em todos posts, com ou sem receita. Suas fotos são lindas e o cuidado especial que você tem com sua alimentação e família me encatam. Quando “eu crescer” quero ser igual!
    Beijos!

  4. olá fernanda. boa tarde !
    tudo que vc faz, eu acho o maximo, mesmo quando vc acha que dá errado. eu falei para vc, que fiz um bolo de fubá com goiabada que vc publicou aqui no seu site ? pois então, eu fiz e esta sendo o maior sucesso. agora estou tentando aceitar em uma receita de pão fácil… adorei a sua mesa do feriado, linda !!! abraços, lilian.

  5. olá fernanda. boa tarde !
    tudo que vc faz, eu acho o maximo, mesmo quando vc acha que dá errado. eu falei para vc, que fiz um bolo de fubá com goiabada que vc publicou aqui no seu site ? pois então, eu fiz e esta sendo o maior sucesso. agora estou tentando aceitar em uma receita de pão fácil… adorei a sua mesa do feriado, linda !!! abraços, lilian.

  6. Ahhh Fer!! Ontem eu fiz cupcakes mushrooms!! Que horror!! Parecem a hecatombe nuclear..hahaha..Nao, nao, os seus estao MUUUUUUUITO melhores que os meus:))
    Bjs
    Bri

Deixe a sua pitada: