caranguejo na manteiga

carangueijo_na_manteiga.jpg

Eu moro relativamente perto do mar. Uma hora e meia de carro e já estamos na costa, apreciando as lindas paisagens das praias deste lado do país. Tenho a sorte então, mesmo morando no interior, de poder comprar peixe fresquinho no Farmers Market, que é vendido pelo próprio pescador. A banquinha do pescador tem sempre uma fila de clientes ávidos para consumir os peixes e crustáceos que ele pesca na região de Bodega Bay. E essa é a época do ano em que os caranguejos aparecem. Preferi pagar umas patacas a mais e comprar somente a carne, invés de ter que lidar com o horror do bicho inteiro. Assim, com aquela carne fresquíssima em mãos, decidi que iria fazer a receita mais simples possível, para poder apreciar o sabor e a frescura do produto, sem muitos temperos e ingredientes. Derreti bastante manteiga numa panela grossa, refoguei ali um bocado de cebola picadinha, joguei a carne do caranguejo, refoguei por um minutinho, acertei o sal, moí um pouco de pimenta branca, joguei um tanto de coentro fresco picadinho, desliguei o fogo e espremi ali meio limão amarelo. Só isso.

8 thoughts on “caranguejo na manteiga”

  1. Ahhh!!!! tem também o que se chama aqui de “casquinho”. É a carne refogada com esses temperinhos de crustáceos e coberto com farofa. E muita pimenta malagueta! Origialmente vinha no próprio casquinho do bicho. Atualmente, vem em uma tigelinha.Delícia também. R$4,oo.
    PS Saiu errado lá em cima, é BRASIL.

  2. Oi!!! chegou minha vez de fazer inveja já que eu fico doida com tanta coisa linda e apetitosa que vc apresenta.Aqui, em São Luís, Maranhão, Mrasil moro a menos de 10 minutos da praia. E lá, geralmente aos sábados, na “barraca da Marcella” pode-se “bater um caranguejo” (quatro cranguejos em um prato, limpíssimos) que pode vir temperado ou simples, com arroz de toicinho, de frente para o mar. Um luxo! e por apenas R$12,00.

  3. Hummmm de dar àgua na boca….vou fazer neste final de semana. Voltei ontem da Barra do Sahy e já estou com saudades de pratos sabor de mar…
    Abraços
    Rubén Duarte

Deixe a sua pitada: