bolo de amêndoa e açafrão

almond_safforon_cake_s.jpg

Vi esta receita na edição da revista Cottage Living de janeiro/fevereiro de 2008. Ela faz parte do livro Trail of Crumbs da editora de comida da revista, Kim Sunée. Ela recomenda que se separe todos os ingredientes já medidos, antes de começar a fazer a receita. Eu fiz o mise en place, mas não deixei tudo medido e acho que realmente facilitaria. Me atrapalhei um pouco, mas felizmente não esqueci nenhum ingrediente. O bolo foi um sucesso absoluto de público e critica—principalmente da critica, que repetiu duas vezes. Servi com um lemon curd, que foi idéia minha, não é mandatório.
Almond-saffron cake
Faz 2 bolos de 8 inch/20 cm.*
1/3 xícara de leite
1/2 colher de chá [generosa] de açafrão
Raspas da casca de uma laranja
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento em pó
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
1/8 colher de chá de sal
1 xícara / 226 g de manteiga amolecida
1 xícara de pasta de amendoa [1 tubo de 7 ounce]
1 xícara de acúcar de confeiteiro
5 ovos grandes
1 xícara de sour cream
Suco de uma laranja para regar o bolo
Açúcar de confeiteiro para decorar – opcional – não fiz
Pré-aqueça o forno em 350ºF/176ºC. Unte duas formas de 8 inch/20 cm com manteiga e polvlhe com farinha de trigo. Aqueça o leite numa panela pequena. Não deixe ferver. Adicione o açafrão e as raspas de laranja e reserve.
Peneire a farinha, o fermento, o bicarbontao e o sal juntos. Reserve.
Na batedeira com a pá no lugar no lugar do batedor, coloque a manteiga e a pasta de amendoa e bata até ficar um creme. Adicione o açúcar e bata bem, raspando os lados da vasilha com uma espátula. Acrescente os ovos, um de cada vez, batendo sempre. Junte a mistura de farinha gradualmente, alternando com o sour cream em velocidade média. Acrescente o leite com o açafrão, misture bem e desepeje a massa nas assadeiras untadas. Asse por 3o minutos. Remova do forno e deixe esfriar em grades. Desenforme, regue os bolos com o suco de laranja e polvilhe com açúcar de confeiteiro.
* não entendi porque essa receita é pra dois bolos. se você achar muito, divida os ingredientes pela metade.

10 comentários sobre “bolo de amêndoa e açafrão”

  1. Uhuuulll!!! Se o gostinho for tão bom quanto a sensação que essa foto me passou, tá nota mil…
    Ah, e a receita é pra um só Fer, porque eles levam em consideração para a confecção uma “unidade de medida para Diogo’s”, a chamada UMD, hahahahaha!!!
    Bjos

  2. Eu achei óptimo o papel da “crítica” também posso substitui-la sempre que preciso, é lógico que o meu preço é igual, DUAS fatias desta maravilha.
    Achei a receita o máximo.
    Parabéns, boa semana e beijinhos
    Márcia

Deixe a sua pitada: