sopa de cenoura

carrotsoup.jpg
carrotsoup3.jpg

Fui forçada a comprar cenouras no Farmers Market, porque na minha cesta só tem vindo folha verde claro, folha verde escuro, folha verde arroxeada, folha verde espinhuda, folha verde aveludada, folha verde, folha verde. E necas de pitibiriba das outras cores, como o laranja ou o amarelo das cenouras que eu tanto gosto. O produtor de quem eu comprei essas cenouras amarelas me disse que elas tinham o sabor bem semelhante aos da cor de laranja. Eu gostei muito. Lavei, despelei, piquei e fiz uma sopa excepcional. Receita do The Art of Simple Food.
sopa de cenoura
4 colheres de sopa de manteiga
2 cebolas médias em fatias –o cabeção esqueceu de colocar
1 ramo de tomilho
6 xícaras ou mais ou menos 1 quilo de cenouras
Sal
6 xícaras de caldo de galinha — usei o caseiro
Numa panela de fundo grosso [usei a de ferro] derreta a manteiga. Quando começar a espumar adicione a cebola e o tomilho. Refogue em fogo médio por uns 10 minutos. Adicione as cenouras cortadas em cubos, salgue e refogue por 5 minutos. Coloque o caldo e deixe cozinhar por uns 30 minutos. Ajuste o sal. Bata a sopa no liquidificador. Eu usei o ralo grosso do food mill. Na hora de servir acrescentei 2 colheres de sopa de creme fraiche. Serve de 6 a 8 pessoas, dependendo da fome.

5 comentários sobre “sopa de cenoura”

  1. Fer, recentemente tenho me rendido às sopas (esse frio, esse frio de matarrrrr), e as suas receitas já estão aqui anotadinhas. Vasculhei um monte dos arquivos e mal posso esperar para experimentar algumas delas. Beijos

  2. Fer , adorei as fotos de sua sopa . O que me impressionou foi a cenoura tão amarelinha …. por aqui somente cenouras mais na cor laranja , nessa cor amarelinha nunca vi ! Mas como podemos ver por estas bandas vocês tem legumes de cores simplesmente lindas …. Ai que vontade que dá !!!
    Grande beijo

  3. Fer, ja te falei que fazer uma boa sopa..nao eh sopa!! Eh dificil!! A tua ficou bem apetitosa..Vou anotar, e fazer minhas little exchanges..hehe
    Bjs
    Bri

Deixe a sua pitada: