salada de rúcula, caqui e nozes

salada_rucula_caqui.jpg

Um bom punhado de folhas de rúcula, lavadas e escorridas. Dois caquis fuyu descascados e cortados em cubos—o caqui fuyu é bem firme, quase da textura de uma pêra. Toste um punhado de nozes. Prepare um molho vinagrete com 1 colher de sopa de suco de limão [usei o meyer], sal, um pouquinho de mostarda dijon, um pingo de vinagre de vinho branco e 3 colheres de sopa de azeite. Eu acrescentei 1 colher de sopa de xarope de romã. Bater bem com um batedor de arame até o molho ficar completamente emulsificado. Misturar a rúcula com os cubos de caqui, regar com o molho e salpicar com as nozes.

»As nozes estão na temporada por aqui, então podemos comprá-las bem fresquinhas. Eu aprendi a manter as nozes na geladeira e congelar, quando não vou usá-las todas de uma vez. As nozes perdem o frescor e ficam rançosas muito rapidamente. O melhor é comprar em pouca quantidade e usar logo. Isso vale para todas elas, amêndoas, pistachios, avelãs, pinoles, pecans, etc.

6 comentários em “salada de rúcula, caqui e nozes”

  1. Nunca me teria lembrado de colocar diospiro (Caqui) na salada, sabe que eu não gosto lá muito deste fruto, mas vou testar assim, na versão salgada, espero vir a gostar.
    Beijocas

  2. Oi Fernanda,
    Não sabia desta que os frutos secos ficam ransosos. Mas na geladeira não fica murcho?
    Eu amo salada com nozes… ontem almocei uma salada parecida à tua, mas sem rúcula, pq os espanhóis não são muito simpáticos à esta folha, além de não ser muito fácil de encontrar.
    Um beijo e boa recuperação da tua hiper faxina

Deixe a sua pitada: