peixe pochê & batatas cozidas

poachedcod.jpg
newpotatoes.jpg

Aos sábados eu geralmente compro peixe no Farmers Market. O vendedor é o próprio pescador, que pega os peixes na região de Bodega Bay. Ele não tem muita variedade, mas os peixes são sempre fresquíssimos. Decidi comprar o bacalhau fresco e fazer de uma maneira semelhante a que o Scalabis fez o dele. Transformei um pouco a receita, já que o bacalhau inspirador era cozido totalmente no azeite. Resolvi fazer pochê.
Numa panela coloquei água, vinho branco, sal, pimenta do reino, alho picado, salsinha picada e bastante azeite. Coloquei também umas fatias de limão meyer. Mergulhei o peixe na água e coloquei em fogo brando até o peixe totalmente cozido. Pode-se reduzir a água em que se cozinhou o peixe e fazer um molho. Eu não fiz. Servi o peixe pochê com as new potatos cozidas somente na água, sem sal sem nada. As new potatoes são maravilhosas. Elas têm a casca super fininha, que são completamente comestíveis, não precisa remover. O único porém é que as new potatoes precisam ser armazenadas na geladeira e consumidas rapidamente. Servi as batatas e o peixe com creme fraiche e uma manteiga temperada com raminhos de erva-doce picados.

5 thoughts on “peixe pochê & batatas cozidas”

  1. Minha maior dúvida a respeito de peixes é quais as espécies são mais indicadas para fritar, ensopar ou assar. Porque alguns desmanham com a água, não? Amo o seu blog, mas sou nova por aqui, não sei se você deu alguma dica a esse respeito. Se você pudesse dar uma indicação, agradeceria, porque adoro peixes…
    Um abraço, fraterno,
    Tatiana
    R: Tatiana, muito obrigada! acho sim que tem essas diferenças nos peixes, mas eu nao saberia te dizer qual serve pra que. acho que os de postas mais grossas sao melhores pra ensopado, como o salmao da moqueca. desculpa nao poder te ajudar. mas nao desista de procurar. e se achar algo, me conta! beijo!

  2. É sempre bom servir de inspiração, ainda que remota, para delícias como esta. Um bom peixe fresco é das melhores coisas que podemos comer e cozinhar.
    É bom saber que uma das minhas referências da blogosfera culinária, e sem dúvida a melhor fotógrafa, se baseou numa humilde receita minha.
    Um beijo, parabéns e obrigado!

  3. Deve ter ficado divino. Mas, quando a atrapalhada aqui fez o peixe pochê (uma única vez), ele despedaçou inteiro quando tirei da panela. Aí, nunca mais repeti….

Deixe a sua pitada: