cupcakes de baunilha & de chocolate

baunilha_chocolate1.jpg
baunilha_chocolate2.jpg

Fazia tempo que eu estava querendo trazer uns treats para os meus colegas no trabalho. Cupcakes são uma boa pedida, pois são fáceis de fazer, de carregar e de comer. Já tinha feito isso uma vez com os cupcakes de cranberry e pumpkin. Desta vez optei por duas receitas básicas—chocolate & baunilha.

Tenho uma insegurança enorme com relação à minha comida, principalmente com relação às coisas que não tenho muita prática, como bolos e sobremesas. Por isso providenciei uma sessão de degustação particular, quando provei um de cada bolinho e fiz o Uriel comer um de cada também, para poder dar o seu palpitezinho. Depois analisei intensivamente a questão dos ingredientes que eu normalmente uso. O cupcake de chocolate, por exemplo, foi feito com azeite e cacau orgânicos. O de baunilha com a melhor manteiga e açúcar, também orgânicos. O Uriel me aconselhou a não falar nada sobre isso—se você ficar falando que é tudo orgânico, é capaz de assustar o pessoal e eles ficarem com medo de comer os bolinhos. Meu marido, um cara ponderado e sábio! Ele também sugeriu que eu levasse uma geléia pra acompanhar os bolinhos, pois é fato público que meus colegas adoram coisas super doces, de preferência com bastante creme e sabores artificiais. Bom, eles pensam que isso é que é bom, já que não têm outra experiência pra comparar. Pois decidi que será meu papel de agora em diante providenciar essa experiência. Não fui ainda ver quantos cupcakes foram comidos. Estou aqui roendo as unhas—serão os meus bolinhos um sucesso ou um fracasso de publico? No decorrer do dia ficaremos sabendo.

As receitas:
mom’s chocolate cupcakes
1 1/2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de açúcar
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de chá de sa;
1/3 xícara de cacau em pó
1/2 xícara de óleo – usei azeite
1 xícara de água
1 colher de chá de extrato de baunilha
1 colher de sopa de vinagre

Misture todos os ingredientes muito bem e coloque nas formas de cupcake. Asse por 20 minutos em forno pré-aquecido em 350º F/176º C.

simple vanilla cupcakes
2 xícaras de farinha de trigo
1/2 colher chá de sal
2 colheres de chá de fermento em pó
1/2 xícara – 113 gr de manteiga sem sal amolecida
3/4 xícara de açúcar
2 ovos
1 xícara de leite – usei egg nog
1 colher de chá de extrato de baunilha

Pré-aqueça o forno em 375ºF/ 176ºC. Forre as formas de cupcake com forminhas ou unte com manteiga. Bata bem a manteiga com o açúcar até formar um creme bem leve. Acrescente os ovos, um por vez. Adicione os outros ingredientes e a farinha e o leite alternadamente. Distribua a massa nas formas e asse por 20 minutos.

**update: 4:37 pm, passei pela cozinha e dos vinte e quatro cupcakes que eu coloquei lá às 8 am, restaram ZERO! ainda bem que eu não pronunciei a palavra orgânico—pisc!

24 comentários sobre “cupcakes de baunilha & de chocolate”

  1. Putz! Que bom achar alguém q tb não gosta de coisas hiper-mega-super doces! O doce é pra ter o sabor do negócio ou do açúcar? Essa receita vai virar minha especialidade..ahaha…Adorei! bj Sill

  2. Quando faço bolinhos para presentear alguém fico também muito insegura, e por vezes acontece perguntarem-me quando abrem: “Que lindos onde é que compraste?” Fico FULA!
    Os cup cakes estão lindos, as forminhas são um charme e os sabores não podiam agradar-me mais.
    Beijocas

  3. Pois, querida Fer, eu também sou muito insegura quando faço alguma coisa para os de fora. E, tal como vc, sempre que possível, obrigo os de casa a provar para darem o seu palpite. Mas, estes que vemos na foto estão muito bonitos e pelos ingredientes devem ser bem deliciosos.
    Já agora queria agradecer-te o comentário no meu blog sobre o aniversário da minha filha! Ela, que detestou ver-se no blog, gostou imenso de ler os comentários…
    beijinhos
    Goretti

  4. Fer, adorei o post, e estava esperando o update!
    Nao tinha como sobrarem cupcakes, estao tao convidativos, e tenho certeza que deliciosos!!!
    Que boa ideia usar egg nog! (nao q eu seja fa, mas tenho certeza q deram um “toque” aos seus bolitchos!)
    Beijos!
    Ana

  5. haha! Gostei da ponderação do seu marido – não vá assustar o povo, hein, Fer?
    E, como vc mesma constatou, estamos há pouquíssimos dias do Natal, então um super feliz Natal pra vcs e que 2008 seja recheado de coisas boas, principalmente comidinhas gostosas!!
    Beijos

  6. Oi Fer,
    Muito lindos estes bolinhos. Queria te fazer uma pergunta que acho que é básica, dentro da minha ignorância sobre receitas americanas, fiquei curiosa: qual a diferença entre cupcake e muffin?
    Um beijo

  7. Nao resisti ao olhar esse post e fui direto pra cozinha!!! Minha fornada acabou de sair e aqui em casa ja fez sucesso quente mesmo… Mto bons!!!!
    bjos
    Tati

  8. Fer, os teus cupcakes devem ser uma delícia, além de saudáveis. Acho estranhíssimo encontrar alguém que não gosta de orgânicos hoje em dia e em plena Califórnia! 🙂 Eu adoraria ter uma colega de trabalho como você. Aposto que eles AMARAM!
    bjs

  9. Quero notícias atualizadas dos bolinhos (apesar de suspeitar que não sobrou ninguém para contar história…). Receita anotada, quem sabe não aparece nas cestas de natal da famia? 😉
    Beijos!

  10. Mas Fer, não há problema, se os seus colegas tiverem o mau gosto de não gostar, envie para minha casa, aqui não se estragam de certeza =D
    Estão maravilhosos, já copiei a receita!
    bjs

  11. Fer
    Dou toda a razao ao Uriel eu nao conheço essa “gente” mas o que aqui tenho lido acho que eles comem tudo e a ideia da compota estava boa!!!! Pode deixar as unhas em paz, que esses Gourmet`s devoram tudo.

  12. Bem, eu tenho a certeza que o meu filho vai adorar esses “bolinhos de copinho”(este é o nome que ele dá aos cupcakes).
    Só tenho pena de não conseguir arranjar essas forminhas de papel tão giras.Por cá só encontro umas sem muita graça! Mas da próxima vez ke o meu marido for aos States já sei o ke o desgraçado vai ter que andar á procura!
    Bjnhos e Bom Natal!

  13. bem sensato o Uriel. é, como “ensinar” que suco de abacaxi, fresco, sem acúcar é mais gostoso q coca zero… estive falando sobre isso hoje com uma amiga… se eles gostarem do seu bolinho adeus donkin’donut e estes ficaram lindossssss
    bj

  14. Fê,
    Me divirto com seus posts…:]
    Será que sobrou um bolinho pra contar outra história?!!:D
    E que diferente essa sua receita com azeite, gostei ‘purdimais’…achei lindo seus bolinhos, viu?!
    Beijinhos!!

  15. belo presente Fer,cupcakes são sempre delicados,e bela sacada a do Uriel, já me dei conta que quando falamos sobre bons ingredientes e boa comida com quem não tem interesse algum, se falamos que priorizamos orgânicos a maioria já pergunta “ah! então tu és natureba mesmo??” Haja explicação..beijo!

  16. Querida Fer,
    Hmm..deu tanta vontade de ter bolinho akih tb:))
    Como esses, feitos pela Fer, sem crisco..hehe..os seus eu confio:))
    Eu tb fico anxious qdo trago treats..To soh de olho alih, no seu twitter, pra ver o veredicto..hehe:))
    Bjs amiga
    Bri

Deixe a sua pitada: