California rock ‘n’ roll

O primeiro restaurante de sushi nos Estados Unidos abriu na região de Little Tokyo, centro de Los Angeles, sul da Califórnia, em 1960. Era um pequeno bar com seis banquinhos chamado Kawafuka. Logo em seguida surgiram outros dois outros restaurantes, o Eikiku e Tokyo Kaikan. Os sushi chefs do Tokio Kaikan, Ichiro Mashita e Teruo Imaizumi receberam os créditos pela criação do primeiro sushi cross cultural, adaptado ao paladar ociental—o California roll. Na época o atum fresco em Los Angeles era sazonal, disponível somente durante o verão. Os chefs começaram a pensar no que mais poderiam usar pra fazer os sushis. E encontraram uma abundância de abacates produzidos localmente. Fresquinhos e cortados em cubos, a polpa dos abacates têm uma oleosidade natural que se aproxima muito da textura do peixe gordo. Combinado com king crab, pepino e gengibre, o sushi California era servido para ser comido com as mãos. O novo sushi se tornou bem popular e serviu de estímulo para os clientes ocidentais do restaurante, enquanto iam desenvolvendo coragem para provar os sushis autênticos, com peixe cru. Durante os anos 70, o sushi ainda era considerado uma iguaria exótica. A popularidade veio somente nos anos 80, com o estrondoso sucesso da mini-série Shogun, que colocou o país numa mania coletiva por coisas japonesas. Hoje, o sushi já entrou no cardápio oficial norte-americano e Califórnia virou sinônimo de sushi vegetariano. Não poderia ser mais apropriado!

4 comentários sobre “California rock ‘n’ roll”

  1. Ola Fer
    Ja aprendi mais qualquer coisa!
    E para dizer a verdade nunca provei, apesar de ser aberta aprovar “quase” tudo. Acho que estou a espera da propria oportunidade e do local X.
    Beijo A.

  2. por aqui virou moda mesmo, até em festas,eventos,tem sempre um sushi-man enrolando os bolinhos,eu já enjoei um pouco pois a oferta é grande,apesar de gostar,beijo!

  3. Adorei saber um pouco mais.
    Aqui onde moro, (Santarém), só agora vai abrir o primeiro bar sushi.
    Tenho feito ensaios de sushi com fruta, não consegui ainda convencer o pessoal a provar o verdadeiro. Estou só nesta demanda!
    Beijocas

Deixe a sua pitada: