torta de figo fresco com creme de flor de laranjeira

tortadefigo.jpg

Eu sou desorganizada, atrapalhada e distraída. Mas não sou uma pessoa que desiste fácil. Isso pode ser uma coisa boa, pois nem pensem que eu joguei a toalha com relação à aquela torta de figos esturricada. Vi novamente figos frescos pra vender no Farmers Market e pensei—desta vez vai ou racha! Decidi tentar de novo. E por que não?
Na minha opinião de palpiteira, a receita original tem algo errado nas medidas. A massa quase que não dá pra cobrir a forma de 9 inch/22 cm. E o recheio simplesmente não cobre a forma desse tamanho. Então eu dobrei o recheio. E cuidado com a massa, não faça antecipadamente e deixe na geladeira como uma típica paté brisée. Se deixar na geladeira muito tempo antes de abrir, ela vira uma pedra. Faça e use imediatamente.

vamostentardenovo.jpg

Fresh Fig Tart with Orange Flower Custard
Massa:
1-1/4 xícara de farinha de trigo
1/4 colher de chá de sal
1 colher de chá de açúcar
4 oz/ 1 xícara/ 8 colheres de sopa de manteiga gelada em cubinhos
1 colher de chá de água gelada — ou o quanto baste para dar formato na massa
Misture todos os ingredientes com dos dedos ou no processador até ficar uma farofa. Acrescente a água para formar uma massa uniforme. Forme uma bola, cubra com plástico e deixe na geladeira por 15 minutos ou use imediatamente. Abra e forre uma forma de 9 inch/22cm com ela. Ponha a forma no congelador por 20 minutos. Asse em forno pré-aquecido em 400ºF/205ºC até a massa ficar levemente dourada.
Recheio:
2 gemas de ovos
1 xícara de creme fraiche ou sour cream – usei o creme fraiche
3 colheres de sopa de açúcar mascavo
4 colheres de chá de água de flor de laranjeira
Misture todos os ingredientes com um batedor de arame. Coloque os figos frescos cortados ao meio na forma com a massa assada. Despeje o creme entre os figos. Salpique com lâminas de amendôa torradas [minha idéia, não estava na receita] e asse por uns 20 minutos no forno em 400ºF/205ºC, até o creme ficar dourado e meio firme. Retire do forno, deixe esfriar e desenforme, se usou uma forma de fundo removível. Sirva morna ou fria. Não fica uma torta muito doce.

17 comentários sobre “torta de figo fresco com creme de flor de laranjeira”

  1. ai Fer, que delicia! aprendi a gostar de figos há poucos meses e acho que me converti rapidamente em uma viciada 🙂 agora, me diz, como pode essa gente fazer tanta embalagem linda? cada vez que vejo as suas fotos com essas caixas e rotulos, quase caio pra trás, voce tem coragem de jogar fora? se eu morasse aí acho que ia colecionar um monte delas!

  2. adoro quando você faz essas tortas parecerem tão simples, no entanto tudo é tão delicado: flor de laranjeira…creme fraiche…figos…lâminas de amendôa torradas.
    Fala sério, tu é biscoito fino!

  3. Oi Fer,
    descobri seu blog ha pouco tempo atras e tenho passado sempre por aqui. Eu, como vc, tb moro na California (em Berkeley). Meu marido tb é brasileiro, e minha gata é americana e adotada de uma foster house.
    Queria saber como vc faz com seus gatos qdo vai pro Brasil. Ja tentei varias coisas, umas funcionaram, outras nao. Fora a grana que eu gasto pagando gente pra tomar conta dela por 7/8 semanas.
    Vc conhece alguem legal pra tomar conta dela? Tem alguma outra ideia?
    beijo, Maryanne

  4. Fer, você nunca vai me convencer que você é desorganizada 🙂 A torta é linda, de dar agua na boca. Me mudei no final de semana e me lembrei de você por causa dos sachês de lavanda que ainda sao muito cheirosos e ja estao la no meu “guarda-roupa” 🙂 Beijocas.

Deixe a sua pitada: