salada verde picante com queijo manchego e pêras

salada_verdes_pera.jpg

Receita da Gourmet de novembro 2007 que foi um total sucesso de público e crítica no nosso almoço de sábado. Ela faz parte do menu vegetariano de Thanksgiving publicado nessa edição da revista. Serve oito pessoas.
1/3 xícara de sementes cruas e verdes de abóbora – pepitas
1/3 xícara, mais 2 colheres de sopa de azeite
3 colheres de sopa de vinagre de sherry – jerez
1 colher de chá de mel
1 colher de chá de mostarda granulada
4 xícaras de verdes picantes como agrião e rúcula
4 xícaras de frisée – French curly endives
* eu usei rúcula, alface e mâche
250 gr de queijo manchego cortado em fatias bem finas
8 pêras pequenas – Bartlett verde ou vermelha
Frite as sementes cruas da abóbora numa colher de sopa de azeite numa frigideira pesada sobre fogo médio, até elas começarem a ficar amarronzadas. Retire, coloque em folhas de papel para enxugar o óleo—se quiser pode somente tostar as sementes, sem o azeite, que deve ficar também muito bom.
Prepare o molho, misturando a mostarda, mel, sal a gosto, o vinagre e o azeite. Bata bem com um batedor dev arame até ficar bem emulsificado.
Prepare os pratos, colocando a mistura de verdes, coloque as fatias de queijo manchego e fatias de pêra. Tempere com o molho e salpique com as sementes de abóboras tostadas.

12 comentários sobre “salada verde picante com queijo manchego e pêras”

  1. Belíssima salada. Como a minha esposa adora quinua, está mais do que anotada. Será devidamente executada o mais breve possível. Esta endívia é endívia mesmo, né !
    E já na minha praia, as tuas fotos estão estupendas !

  2. Oi Fer, obrigada pela recepção. Fui recepcionada também por um frio miserável e uma gripe logo de cara…
    Será que você poderia me mandar seu endereço, para que eu possa enviar um presentinho que trouxe da China?
    Beijos, Lud

  3. Bom aspecto, não lhe falta! Linda! Sabe que onde moro, em Portugal, nunca vi rúcula à venda (se calhar também não procurei). Não é algo que se veja com frequência. Mas em Itália, não resisti a provar uma saladinha com rúcula e adorei. Gosto do crocante das folhas e do sabor. Experimentaria esta salada, se tivesse os ingredientes por aqui. :o)
    Beijos!

  4. Está um arraso esta salada, com sementes de abóbora (ainda tenho um resto das que utilizei para o pesto!) e rúcula (vou usar rúcula selvagem, que tem um travinho picante)…e o tempero?! Uma maravilha…assim meio agridoce.

  5. Fer não tinha como a crítica não aprovar essa belezura! só coisa boa..ai como amo mache e é tão dificil achar por aqui…somado as outras maravilhasosas, peras, queijo, sementinahs crocantes, e molho especial..fazendo uso de uma expressão usada por vc: só poderia dar bossa!!
    bjos

Deixe a sua pitada: