salada de alface com queijo de cabra assado

Duas horas ou até um dia antes, corte um tubo do melhor e mais fresco queijo de cabra que voce puder encontrar em rodelas de uns 2 ou 3 cm, coloque num recipiente com tampa, tempere com sal, pimenta, ervinhas frescas ou secas a gosto e cubra com um bom azeite. Guarde na geladeira. Prepare uma farinha de pão, moendo o pão torrado ou bolachas salgadas. Eu uso uns crackers salgados noruegueses feitos de centeio. Empane as rodelas de queijo de cabra temperado com a farinha de pão, coloque numa forma e asse em forno pré-aquecido em 400ºF/205ºC até que o queijo fique molinho por dentro e dourado por fora—de 5 a 10 minutos, é rápido, por isso é recomendável ficar de olho.
Escolha as melhores folhas de alface fresquinha, lave, seque bem e pique em pequenos pedaços com as mãos. Coloque numa saladeira e separe. Prepare um vinagrete simples, com 1 colher de sopa de vinagre de vinho, sal a gosto e 3 colheres de sopa de azeite. Eu coloquei uma colherzinha de mostarda dijon. Pode substituir o vinagre de vinho por suco de limão. Bata vigorosamente com o batedor de arame até ficar um creme grossinho. Tempere as folhas de alface com esse vinagrete. Vá colocando aos poucos, só o suficiente para deixar as folhas de alface brilhante. Não encharque. Sirva com as rodelas de queijo de cabra assadas.
* essa salada é receita clássica da Alice Waters. sem foto, porque assim que o queijo saiu do forno , nos servimos e devoramos prontamente tudinhooo…

8 comentários sobre “salada de alface com queijo de cabra assado”

  1. Ola,
    quase não dou pitaco pois acho tudo muito lindo e fofo. Fico realmente encantada. Mas as vezes em algumas saladas q faço coloco queijo de cabra de bolinhas, empanado em nozes moidas fica muito bom!
    Bjs Sa.

  2. Eu sempre como essa salada qdo vou no Chez Panisse. Acho um dos melhores pratos de la; agora vou tentar fazer em casa.
    Vc comeu essa salada qdo foi la?
    bjs, Maryanne

  3. Que delícia Fernanda. Adoro “chèvre chaud”…..sempre que posso faço. Na minha última viagem à Paris trouxe meu contrabando de queijo de cabra. Tive que congelar tudo mas fica perfeito quando vai para o forno. Aprendi com um amigo francês que é chef em Brasília. Com uma vinagrete francesa entao…..fica o must.Deu àgua na boca…..
    Bjcas para ti,
    Fabrícia

Deixe a sua pitada: