quinoa aromatizada com limão

quinoa_limao.jpg

Tirei essa receita deliciosa da revista Gourmet de Novembro de 2007. É um prato bem simples, bom pra acompanhar coisas mais robustas. Duas dicas sobre a quinoa: antes de cozinhar, os grãos precisam ser muito bem enxaguados, com bastante água fria, pra tirar qualquer resquícito da cobertura de saponin que dá à quinoa um sabor amargo. A quinoa também deve ser guardada na geladeira, pois ela se deteriora facilmente mesmo não estando cozida—bem diferente de outros grãos que podem ser guardados por anos no armário, se os carunchos não aparecerem para aquela visitinha desagradável.

Para essa receita você vai precisar de 1 xícara de quinoa, que vai ser cozida por 15 minutos em 2 litros de água fervendo com uma colher de sopa de sal. Jogue a quinoa lavada quando a água começar a ferver. Depois coe a quinoa e prepare uma panela com um dedo de água no fundo, em fogo baixo, coloque uma peneira com a quinoa, cubra com um pano de prato e depois com a tampa. Deixe cozinhar por mais 10 minutos. Você pode também usar um steamer de metal ou de bambu. Remova a quinoa da peneira, coloque numa vasilha e mexa com um garfo até ela ficar bem afofada. Tempere então com 1 colher de chá de raspas de limão [usei mais que isso] e 2 colheres de chá de suco de limão [usei mais que isso] e 1 1/2 colher de sopa de azeite. Eu coloquei um pouco de sal também. Usei o limão meyer.

3 comentários em “quinoa aromatizada com limão”

  1. Oi, Fer
    deixa ver se eu entendi direito – voce cozinha a quinoa em bastante agua primeiro, quase como se fosse fazer um orzo
    depois coa e “steam” por 10 minutos adicionais?
    vou tentar esse metodo – estou com uma quinoa vermelha piscando pra mim de dentro do armario. Tambem nao sabia que estraga rapidamente, melhor atacar esse assunto de frente 🙂

Deixe a sua pitada: