pistachio-pomegranate pilaf

pilaf_pistacho_pomegranate.jpg

Receita da revista Martha Stewart Living de dezembro 2007 que eu simplifiquei. Na receita original vai arroz selvagem, que eu não tinha, então usei só o basmati. O passo-a-passo também era mais elaborado. A quantidade é para servir de 10 a 12 pessoas, então diminua de acordo.

Pilaf com pistacho e romã
5 colheres de sopa de azeite
1o shallots – echalotas picadinhas – mais ou menos 2 1/4 de xícara
1 1/2 xícara de arroz selvagem
4 xícaras de caldo de galinha ou água
Sal grosso
1 xícara de arroz basmati lavado e escorrido
1 3/4 xícaras de água
3 colheres de sopa de vinagre de sherry-jerez
1 colher de sopa de óleo de gergelim
Pimenta do reino moída a gosto
1 xícara de pistachos descascados e picados grosseiramente
1 3/4 de xícaras de semente de romã – mais ou menos 2 romãs
1 xícara de coentro fresco picado
1 xícara de salsinha fresca picada

Faça o arroz selvagem, refogando as echalotas em 1 colher de sopa de azeite, adicione o arroz, refogue, adicione o caldo de galinha ou a água, reduza o fogo e cozinhe até o arroz ficar macio e os grãos abrirem—não fiz essa parte porque não tinha arroz selvagem. Fiz o arroz basmati com as echalotas e água. Se for fazer os dois arroz, separadamente prepare o basmati, refogado no azeite. Adicione a água e sal a gosto, deixe ferver, abaixe o fogo e desligue quando o arroz secar. Tampe. Prepare um molho com o vinagre de sherry, o azeite restante, o óleo de gergelim, sal e pimenta. Misture os dois arroz, o molho, as sementes de romã, o pistacho picado, o coentro e a salsinha. Misture bem e sirva.

11 thoughts on “pistachio-pomegranate pilaf”

  1. Oi Fernanda,
    Este prato é tipo uma salada, para ser servido como um primeiro prato?
    Tenho convidados no sábado e quero fazer uma acompanhamento chique para um bacalhau, achei que esta tua receita seria uma boa. Que achas?
    Um beijo
    PS: eu também tenho vergonha de tirar a máquina (sendo que a minha é bem simples) em restaurantes… parece que a gente é desesperado que nunca viu um prato de comida antes, né?

  2. ai que lindo Fer! olha com a cabeça já nas comemorações do proximo mes eu já visualizei esse arroz na ceia do ano novo…seria o máximo! bjos

Deixe a sua pitada: