está aberta a temporada

oprimeiropanetone.jpg
dos deliciosos panetones!

A maioria dos panetones à venda aqui na minha região são importados da Itália. Iurru, diriam alguns, mas não é bem assim. Eu suo a camisa pra achar uma marca de panetone italiano que não tenha trans-fat. A maioria tem. E eu casco fora. Todo ano eu deliro com as caixas lindas, mas quando leio o rótulo é broxada na certa. Mas há os sem trans-fat, só tem que ser persistente e procurar. Eu acho que os mais confiáveis são os fabricados na Itália especialmente para o mercado norte-americano. A verdade é que quando você prova uma fatia do panetone italiano, é adeus para sempre pros Bauduccos e similares. Anos atrás apareceu o famoso panetone brasileiro pra vender nas lojas da Target. Eu comprei, porque era tradição e tal. Não tem comparação com os italianos, viu. Mas tem que ser os sem trans-fat—pisc!

27 thoughts on “está aberta a temporada”

  1. Se arranjar aí a marca Tre Maria, experimente. É sem dúvida a melhor marca industrial e a mais próxima do panetone “artesanal” que felizmente em Itália ainda se encontra !

  2. Fer, tive que ir no meu “mercadinho” (sabor de infancia essa palavra:)) e olhei os tres panetones disponiveis (e eu compro qquer um deles): nenhum tinha trans fat, a menos que olhei errado – vai saber..:)) Eram: Sweet Angel, Verona e um nome com “B” que nao lembro nem que a vaca tussa:))
    Enfim..achei o research interessante e se voce quiser, te mando panetone ateh dizer chega!! hehe..Ou nao..as vezes o fun da festa, eh procurar por ela;))
    Bjs
    Bri

  3. Total, levo um tempo nas minhas compras procurando alimentos que não são trans-fat. Amo panetone, mas vou segurar até o final do ano porque o brigadeiro que fiz nesses dias-de-outono-breu já fez efeito na cintura. Ando comendo muito. rsrs
    Beijo.

  4. Fer, eu nunca gostei de panettone nenhum, até comer um italiano aqui mesmo no Brasil. Mas há anos pararam de importar a maravilha… Agora tem um da Kopenhagen que é dos deuses. Molhadinho, muuuito delicioso. É meio caro, mas vale a pena porque nesta época, sabe como é, a gente tem ter clemência e compreensão com a própria gula. :0)
    beijocas

  5. amoo panetone! mas nada de bauducco, em casa rola de uma confeitaria q minha mãe compra ao invês de frutas cristalizadas, são só frutas secas…é um deslumbre, amendoas, nozes, pecãs, avelas, e tudo mais o q imaginar!!!amo!!! essa foto está tentadora! e é uma pena q aqui nao encontramos com facilidade os italianos com ou sem trans-fat…nennhumzinho! bjos

  6. amoo panetone! mas nada de bauducco, em casa rola de uma confeitaria q minha mãe compra ao invês de frutas cristalizadas, são só frutas secas…é um deslumbre, amendoas, nozes, pecãs, avelas, e tudo mais o q imaginar!!!amo!!! essa foto está tentadora! e é uma pena q aqui nao encontramos com facilidade os italianos com ou sem trans-fat…nennhumzinho! bjos

  7. amoo panetone! mas nada de bauducco, em casa rola de uma confeitaria q minha mãe compra ao invês de frutas cristalizadas, são só frutas secas…é um deslumbre, amendoas, nozes, pecãs, avelas, e tudo mais o q imaginar!!!amo!!! essa foto está tentadora! e é uma pena q aqui nao encontramos com facilidade os italianos com ou sem trans-fat…nennhumzinho! bjos

  8. o único panetone que fiz na vida foi direto da forma para a lata do lixo,tão medonho ficou! este ano pensei em fazer também porém estou atrás de uma receita boa, espero encontrar,beijo!

  9. Querida Fer, coloca a receita sim:)) Eu ja vih antes, e tenho um pouco de medo..hehe..Mas em casa soh eu gosto (“eles” nao gostam das frutinhas) e quem sabe com chocolate chips a coisa vai..
    Eu gosto dos panetones dakih (italianos), mas tenho que comprar os pekeninos, ja que soh eu como..
    Fer, Happy ThanksGiving!!:))
    Beijos
    Bri
    (Mandei um post ontem, que confirmou e tudo, mas nao postou..humpf!:))

  10. Roberta, entao os panetones italianos que chegam aqui nos EUA devem ser o creme de la creme, pois eles realmente sao divinos! O Bauducco perto deles eh sequissimo. Eu sou fanzoca, mas compro somente os que nao tem trans=fat. As bolachas italianas tambem, muitas tem trans-fat, entao eh uma pena… 🙂

  11. Ok, ok, eu confesso: nunca comi panetone. Quando os vejo nos supermercados, nunca me suscita grande curiosidade, sobretudo pelo facto de ser bolo feito com muita antecedência e imagino que, para se conservar, tenha quilos de gordura, não? Mas agrada-me a forma e os ingredientes. Vou esperar pelas receitas! :o)
    Beijos

  12. Eu nao concordo que os panettones italianos sejam tao melhores que os brasileiros… morando na Italia ha’ 5 anos eu ja’ comi muitas marcas de panettones e uma coisa eu digo: os panettones italianos sao secos, sem graça. Sao poucos os panettones “molhadinhos”. Uma marca que eu gosto e’ a Motta, experimentei um dia um pedaço e virou a minha marca preferida!
    Pode ate’ ser que os panettones que vao aos estados unidos sejam diferentes, que façam uma produçao a parte, mas nao escondo que diversas vezes eu disse “mmm… quem me dera ter um panettone Bauducco”.
    Aqui de gostoso tem o Pandoro, que seria um panettone sem nada, so’ a pasta… uma delicia se comido junto com “la crema al mascarpone”!!!

  13. Panetone e’ algo que ate’ os quarenta anos de idade eu achava que detestava
    dai’ provei um italiano – provavelmente loaded com trans-fat…. 🙂
    amei! Sou vidrada – mas sei que os Bauducco da vida nao tem nada a ver, sao secos, uma textura artificial pavorosa.
    enfim, vou procurar trans-fat free. Nao tenho grandes esperancas de achar por aqui, mas vou tentar
    um maravilhoso Thanksgiving a todos!

  14. A-do-ro panetones. Mas aqueles com gotas de chocolate. Esse ano quero ver se me animo a fazer. Nhami.
    (Estou de dedos cruzados, torcendo pra você encontrar a sua receita de panetone e postar aqui.)

  15. Gurias, no meu tempo no Brasil–no século passado, eu fazia panetones todo ano, de frutas e chocolate. ficavam muito bons. Mas nao sei onde ficou a receita. Vou ver se minha mae ainda tem, dai coloco aqui. um beijo! 😉

  16. Panetone é das coisas na minha lista de “ensaios”, no entanto estou a adiar e a adiar acho que é receio de me aventurar demais.
    Esse é lindo, fico a imaginar o sabor.
    Beijocas

Deixe a sua pitada: