Chicken Bouillabaisse

frango_pastis.jpg

Tinha guardado essa receita de Chicken Bouillabaisse que vi no NYT, pra fazer numa boa oportunidade, quando o outono chegasse. Já tinha até o frango comprado e congelado. Com o clima ameno ajudando, agora era somente questão de colocar a mão na massa. Essa é uma receita boa para ser feita para muitos comensais. O que me fisgou nela foi o uso do Pastis, que é uma bebida que eu adoro. O Pastis pode ser substituido por qualquer bebida à base de anis. Eu mudei um pouco o esquema da receita, pois temperei o frango um dia antes e substituí alguns ingredientes.
1 xícara de caldo de galinha * usei água
1/2 colher de chá de fiozinhos de açafrão
4 colheres de sopa de azeite * usei metade óleo vegetal, metade azeite
6 pernas e 2 peitos de frango orgânico com o osso
1 xícara de alho poró picado * usei cenoura
1 xícara de bulbo de erva doce picado *usei salsão
3 dentes de alho picado
2 xícaras de tomate sem pele picado
1/3 xícara de vinho branco seco
1/4 xícara de Pastis
6 raminhos de tomilho fresco * acrecentei um ramo de dill fresco também
Sal e pimenta cayenne
Batatas cozidas, fatias de pão tostadas e maionese de alho [aioli] pra acompanhar
Diferente da receita do NYT, eu temperei o franguete um dia antes com o açafrão, sal, pimenta, dill, vinho branco, pastis e azeite. Deixei marinando na geladeira e fui virando de vez em quando.
No dia seguinte frite o frango com duas colheres de óleo vegetal numa panela grande. Deixe dourar nos dois lados e retire os pedaços da panela, ponha num refratário. Adicione ao óleo que sobrou na panela o alho picado, a cenoura e salsão [alho poró e erva doce, pra seguir a receita original]. Refogue por uns minutos, acrescente os tomates, refogue mais um pouco, acrescente o caldo de frango—eu usei água com o marinado do frango. Coloque o ramo de tomilho e dill fresco amarrado. Salgue, deixe refogar para engrossar um pouco. Acrescente o vinho e o pastis. Como já tinha colocado o açafrão na marinada, não coloquei extra. Ponha os pedaços de frango frito no molho e deixe cozinhar por uns 20 minutos. Teste o sal, acrescente a pimenta cayenne e 2 colheres de sopa de azeite por cima, desligue o fogo, remova o ramo de tomilho e dill fresco e sirva com as batatas cozidas, as torradas e o molho aioli. Nesse aioli acrescentei dill fresco.

5 comentários sobre “Chicken Bouillabaisse”

  1. hum…até estou a sentir o cheirinho delicioso…Aqui também já vai apetecendo uma comida mais outonal, sobretudo à noite, pois os dias ainda estão bem primaveris. bjs

  2. Fer, linda foto e receita de dar água na boca…Nunca experimentei Pastis, apesar de já ter lido sobre essa bebida num livro sobre a Provence…o que posso usar como substituto?
    Beijos!

Deixe a sua pitada: