baked spiced butternut squash with apples and maple syrup

abobora_macas.jpg

A Marianne não é uma cozinheira trivial. Ela gosta de assar bolos, de fazer fudges no Natal e é a responsável pelo peru do Thanksgiving, que ela prepara metodicamente e sempre fica muito bom. Mas ela nunca foi de trocar receitas comigo, pois na verdade quem faz os ranguinhos diários é o Gabriel. Naquele dia porém ela me contou que tinha feito uma butternut squash que tinha ficado divina. Pela descrição que ela fez do prato, eu exigi—quero a receita. Ela me enviou o link para a baked spiced butternut squash with apples and maple syrup. Esperei pela chegada de mais uma abóbora na cesta e fui até o Farmers Market comprar o melhor suco de maçã. Fiz a receita e comi como sobremesa, mas tenho certeza que seria um bom acompanhamento para o peru que a Marianne vai fazer no Thanksgiving.
1/2 xícara (1 tablete) de manteiga
3/4 xícara de maple syrup puro
1/4 xícara de suco de maçã – usei o estilo cidra, bem grosso
1 colher de chá de canela em pó
1/2 colher de chá de allspice
1/2 colher chá de sal
3 butternut squashes pequenas e 4 maçãs Granny Smith, descascadas, sem sementes e cortadas em fatias
Pré-aqueça o forno em 400°F/ 205ºC. Unte um refratário com manteiga. Numa panela, misture a manteiga, o maple syrup e o suco de maçã. Leve ao fogo médio e aqueça, até a manteiga derreter. Aumente o fogo e deixe ferver até o liquido reduzir um pouco. Remova do fogo e acrescente a canela, o allspice e o sal. Bata bem com um batedor de arame.
No refratário arrume uma camada de fatias de abóbora, outra de maçãs e assim sucessivamente até acabar a abóbora e a macà. Regue com a mistura de suco, xarope e manteiga. Cubra com papel aluminio e asse por uns 50, 60 minutos. Pode ser feito um dia antes e guardado na geladeir. Na hora de servir reaqueça no forno ou microondas. Acompanha bem carnes, ou pode servir de sobremesa.

4 comentários sobre “baked spiced butternut squash with apples and maple syrup”

  1. se misturar nesta receita uma pitadinha de curry, um pouco de vinagre e passar tudo pela processadora, viraria um ótimo chutney de abóbora com maçã para acompanhar carnes de porco.Quem sabe!?

Deixe a sua pitada: