sopa – simples – de lentilha

sopasimpleslentilha.jpg

O dia se dispersou, turvo pelo sofrimento imposto por uma famigerada dor de cabeça. Assim que a hora do jantar se avizinhou, veio o telefonema e a fatídica pergunta—você quer que eu pegue uma sopa lá no Nugget?
NÃOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!!

Você já sofreu todas as indignidades e frustações de passar o dia desmilinguida e incapacitada, e merece—digo MERECE, uma refeição decente. Mesmo que você mesma, convalescente, tenha que preparar. Dá licença. Foi assim então que jantamos a sopa de lentilha mais simples que se pode preparar.

1 xícara de lentilha lavada e escorrida – usei a beluga, que parece um caviar
1 litro de caldo de legumes
1 cenoura picada em cubinhos
1 talo de salsão picado em cubinhos
Casca de queijo parmesão cortada em cubinhos – aquela parte dura que não rala mais
Óleo vegetal para refogar
Sal a gosto
Cibouletes picadinhas.

Refogue a cenoura e salsão no óleo. Quando os legumes estiverem molinhos, adicione a lentilha. Refogue uns minutos, adicione o caldo de legumes, deixe cozinhar em fogo médio. No final acrescente os cubinhos de queijo e acerte o sal. Antes de servir jogue as cibouletes. Sirva com pãozinho torrado.

13 comentários sobre “sopa – simples – de lentilha”

  1. Fer, adorei sua sopa de lentilhas, adoro sopinhas caseiras, são mais leves e menos calóricas pela quantidade de gordura. A sua está linda com estas lentilhas beluga (nunca vi aqui em Campinas)mesmo nos empórios mais chiquinhos. Se vc se lembrar onde eu poderia comprar, me avise por favor!
    Um grande abraço

  2. A mais simples e mais gostosa! Adoro sopa de lentilhas e faco igualzinha a sua Fer! (so nao coloco o salsao, e geralmente coloco a casca do parmesao em pedacao e deixo la fervendo no broth enquanto a sopa cozinha!)
    Sabe o q fica bom tbem, colocar umas folinhas de fresh spinach quando a sopa tiver pronta, antes de servir. O caldo quente wilts down o espinafre e fica uma delicia, principalmente com um parmesao bem gostoso ralado on top!!
    Beijos!
    Ana

  3. Sugiro tb que vc prepare refogando bacon na cebola e alho, acrescente o caldo delegumes e a lentilha (minha prefererida) ou a moda alema,com vinas e batatas. mmmmmmm!!

  4. Nega,
    que delícia de sopa, mas se a dor de cabeça fosse minha eu teria ficado com a sopinha do Nugget. Arg!!
    Espero que vc esteja melhor!!
    beijos

  5. Ah, essa receita eu acho que consigo encarar! Taylor made pra mim, hehehe. Agora, além do misto quente, ovo cozido, e da massinha com molhos variados, tbm “sei” fazer a sopinha simples de lentilha 🙂
    Bjão,
    Diogo

  6. A minha filhota do alto dos seus quase 13 anitos, um dia chegou ao pé de mim e disse: Mãe… posso deixar de comer carnes vermelhas? Eu fiquei um bocadito “aparvalhada” e disse: Vamos vêr, se começares a comer outras coisas, posso pensar no assunto… (medo!) Então decidi que ia fazer lentilhas, mas tenho uma duvida, uns dizem que se demolha como o feijão, outros diz que não precisa. Em quêm acredito?
    Beijocas e bom fim de semana

  7. Gente,minha barriga roncou,que maldade…achei que pudesse ser feijão até ler o post, esta lentilha eu não conheço,ficou com a cara ótima a sopa,também faço de vez em quando a de ervilha seca,muito boa,beijo Fer!

  8. Ai Fer, de repente viajei a Portugal, mais precisamente a um restaurante vegetariano onde servem um estufado de lentilhas muito parecido com esta sua sopa…Simples e reconfortante! E sim, também voto das sopinhas caseiras!:o)
    Beijos

Deixe a sua pitada: