pesto de sementes de abóbora e coentro

pestocoentro.jpg

Para um jantar ultra-rápido e ultra-simples, fiz o pesto de sementes de abóbora da Ana. Usei macarrão integral. Ficou um bocado mais leve que a maioria dos pestos que já provei.

1 xícara (chá) de sementes de abóbora (das verdes)
1 maço de coentro (só as folhas)
1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado na hora
1 colher (sopa) de suco de limão [*esqueci de usar]
2 dentes de alho [*não usei]
Sal a gosto
Pimenta-do-reino a gosto [*não usei]
Azeite de oliva a gosto

Torre as sementes de abóbora em uma frigideira. Mexa constantemente até ficarem meio douradinhas, cerca de 3 ou 4 minutos. Coloque no processador com os outros ingredientes. Pulse até triturar bem (algumas pessoas preferem com mais textura, menos triturado) e acrescente azeite de oliva pelo bocal até atingir a consistência desejada, mais espesso ou mais ralo. Misture ao macarrão bem quente e sirva com queijo ralado.

15 thoughts on “pesto de sementes de abóbora e coentro”

  1. Fernanda,
    Sou uma nova leitora de seu blog. Estou adorando. Tenho lido periodicamente há uns 10 dias. Gosto bastante de incursões na cozinha.
    Fiquei com vontade de provar este pesto, mas não faço idéia de onde achar as sementes de abóbora verde…se vc tiver alguma sugestão…
    Li tb que vc não passou bem do estômago…espero que vc esteja melhor…já pensou vc com proibições alimentares…
    Fique bem!!!
    beijo,
    Aline

  2. Fer, que diferente esse pesto! Eu nunca vi sementes de abóbora verdes, é de um tipo diferente de abóbora? O macarrão integral é bom, não? O Barilla já anda por aqui.
    O feriado é Sete de Setembro, amanhã!
    Beijos!

  3. gostei da mistura,eu tenho uma “plantação” de coentro aqui no meu quintal,gosto muito deste verdinho, vou tentar este pesto,beijo Fer!

  4. Fer, nao conhecia esse pesto..que bacana a ideia das sementes de abobora, dizem que fazem muito bem pra memoria(acho q é pra isso, nao lembro, talvez precise comer mais sementes). muito legal mesmo, um delicioso jantar! bjos

Deixe a sua pitada: