Bolo de Fubá Com Goiabada

bologoiabada.jpg

A Leticia me passou essa receita e eu achei interessantíssma, apesar das insistentes medidas não-convencionais que são altamente praticadas, mesmo pelos programas de culinária, de onde essa receita saiu. Estaria eu disposta a gastar a minha preciosa goiabada cascão com uma receita que usava como medida copo de requeijão? Ponderei por uns dias e decidi que iria tentar. O resultado foi um bolo muito saboroso, porque goiabada minha gente, não tem jeito, é sempre bom demais e nunca desaponta! Meus ajustes em asteriscos.

Bolo de Fubá Com Goiabada
3 claras
3 gemas
1 copo (tipo requeijão) de açúcar refinado * substituí o copo de requeijão por 1 xícara convencional de 250 ml/8oz
1 copo (tipo requeijão) de leite
1/2 copo (tipo requeijão) de óleo de soja
1 copo (tipo requeijão) de farinha de trigo
1 copo (tipo requeijão) de fubá * usei a masa harina que é o mais próximo do fubá que temos aqui e é muito usada na cozinha mexicana.
1 colher de sopa de fermento em pó
goiabada cascão cortada em cubos

Numa batedeira bata as claras em neve. Continue batendo e adicione as gemas, uma a uma. Incorpore o açúcar, leite, o óleo e aos poucos, junte a farinha de trigo e o fubá. Por último, agregue o fermento. Desligue a batedeira.

Numa forma de pudim, untada com óleo e enfarinhada com uma mistura de canela e açúcar, coloque metade da massa. Salpique os cubos de goiabada, coloque a outra metade da massa e cubra salpicando mais cubos de goiabada.

Leve ao forno a 180º C/350º F por 40 minutos e sirva a seguir.

16 thoughts on “Bolo de Fubá Com Goiabada”

  1. ai, que vontade enorme bateu agora de comer um bolinho de fubá… prometo a mim mesma que assim que tiver tempo, essa vai ser a primeira receita que vou fazer. ficou lindo! bjks

  2. Com a correria e visitas acabei deixando de passar por aqui. Vejo que perdi um monte de post bacana e apetitoso.
    Essa receita deve ser muito gostosa e a salada farei essa semana ainda.
    Beijo!

  3. Ah, Fer, que bom que você fez a receita! Eu relutei um pouco antes de mandá-la pra você por causa dessas medidas pouco precisas… mas vi você tão feliz no Twitter comendo goiabada que não resisti.
    O bolo ficou lindo, quase dá para sentir o cheirinho daqui do Brasil!
    Beijos!

  4. Já tinha visto essa receita algures pela blogoesfera e também tinha ficado a pensar…primeiro porque nunca provei bolo de fubá (sim, sim…pode gozar) e segundo porque também gosto muito de goiabada! Falta só encontrar a farinha de fubá porque a goiabada já dá uma ar de sua graça por terras de Angola. :o)
    Beijos

Deixe a sua pitada: