a onda da salada da alice

jantarefilme.jpg

Pelo jeito não fui a única inspirada pelo video da Alice Water no NYT. Na mesma semana tive que fazer uma saladona de legumes com o molho de maionese que aparece no final da video-reportagem, com uma inspiradora trilha sonora de “hmmms” e “ooowws” no background.
A minha salada, que devorei sozinha assistindo filme e sorvendo um vinho espanhol que ganhei de presente, fiz assim:
Num prato grande ajeitei separadamente folhas verdes de salada, um talo de salsão ralado bem fininho, dois tomates cortados em quatro, batatas e cenouras cortadas em cubos e cozidas no vapor, algumas azeitonas pretas, uma latinha de atum espanol preservado no azeite [o melhor que você puder achar–nada desse atum horrorpilântico de 0,99 cents], três ovos cozidos que eu só como a clara, e usei as gemas cozidas para fazer a maionese.
A maionese foi inspirada no aioli da Alice Waters, então abri uma exceção para o alho, mas usei um dente minúsculo, porque não quis arriscar os efeitos colaterais. Num pilão amassei bem o alho com sal marinho grosso e um pouquinho de pimenta do reino moída na hora. Numa vasilha pequena coloquei as gemas, que amassei muito bem com um garfo, suco de limão, uma colherzinha de mostarda dijon, adicionei o alho moído com o sal e pimenta, misturei muito bem com o batedor de arame e fui adicionando um azeite espanol orgânico, batendo vigorosamente, até os elementos se incorporarem e o molho virar um creme. Joguei sobre a salada e devorei, acompanhado por uma fatia de pão fresquinho, que ajuda a coletar e não desperdiçar nenhum pingo do molho. Outstanding!

7 comentários sobre “a onda da salada da alice”

  1. hummm maionese caseira é uma loucura anda a ver com as industrializadas sem gosto, só gordura branca…branca!!!como assim?mas esse saladao faz a alegria de qlq lombriga, fala serio! bjao!

  2. Oi Fer, linda sua salada na onda da Alice Waters. Bateu uma saudade enorme do Greenmarket at Union Square . Foi meu lugar favorito para ir aos sabados p/ manha quando por la vivi. Comprava flores, frutas e paes…naquela epoca eu nao cozinhava. Agora vivo em San Jose, CA e cozinho todos os dias. Na tentativa de me ajudar, uma amiga la do Rio indicou seu blog que tem sido uma inspiracao. Parabens! Talvez ate me anime a ter um…pra chamar de meu…afinal sou uma “sem blog” aprendiz de cozinheira.

  3. Fer! Assisti na semana passada! Você não vai acreditar, na semana passada desenterrei uma Country living de abril/94 com uma reportagem e receitas com ela… quer que escaneie para você? Bjs!

Deixe a sua pitada: